Arquitetura

Associação de arquitetos do Paraná ajudará a reconstruir obra italiana destruída por terremoto

HAUS
18/02/2017 16:30
Thumbnail

Igreja de Sant'Ivo alla Sapienza, em Roma, é uma obra de Francesco Borromini que teve a cúpula danificada em terremoto de 2016. Foto: Reprodução Instagram.

O  Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Paraná (IAB-PR) terá uma nova diretoria que irá tomar posse nesta segunda-feira (20) para o triênio 2017-2019.   Para marcar o evento acontecerá uma palestra gratuita para abordar a arquitetura do italiano Francesco Borromini (1599-1667),  um dos principais arquitetos do barroco romano, que teve uma de suas principais construções, a Igreja de Sant’Ivo alla Sapienza, em Roma, danificada pelo terremoto de magnitude 6,5 graus na escala Richter que atingiu a Itália no final de outubro do ano passado.
Igreja de Sant'Ivo alla Sapienza, em Roma, é uma obra de Francesco Borromini que teve a cúpula danificada em terremoto de 2016.<br>Foto: Reprodução
Igreja de Sant'Ivo alla Sapienza, em Roma, é uma obra de Francesco Borromini que teve a cúpula danificada em terremoto de 2016.<br>Foto: Reprodução
O presidente eleito do IAB-PR, Luiz Reis, afirma que tem o projeto de disponibilizar uma parcela das anuidades dos associados ao IAB-PR para ajudar na reconstrução dessa igreja. “Esta é a principal obra de Borromini, mas somente durante a cerimônia daremos outros detalhes sobre como ocorrerá este processo”, explica Reis.

Palestra

O evento de posse ocorrerá na Casa Miguel Alves Pereira (Rua Itupava, 1.829, Alto da XV) a partir das 20 horas. Na ocasião o professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Irã Taborda Dudeque, falará sobre a obra do arquiteto italiano. A entrada é de graça, mas as vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas pelo e-mail: iabpr@iabpr.gov.br
Com o título “Borromini e os borrominescos”, Dudeque irá abordar os trabalho de Borromini que se destacou pelo dinamismo e originalidade. Idealizava fachadas ondulantes e criava formas arquitetônicas com deliberada alteração das proporções. Arquiteto preferido do Papa Inocêncio X, o italiano recebeu algumas importantes incumbências da Igreja Católica, como a de reconstruir a Basílica de São João de Latrão e a de edificar o Templo de Santa Inês.
“A relevância do Borromini é tamanha que os projetos dele influenciaram a Arquitetura em várias partes do mundo, inclusive aqui no Brasil, nas construções das igrejas em estilo Barroco de Minas Gerais, no século XVIII”, conta Dudeque, que também é vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná (CAU/PR).

SERVIÇO

Palestra Borromini e os borrominescos e Cerimônia de posse da nova diretoria do IAB-PR, Casa Miguel Alves Pereira – Sede da CAU/PR (Rua Itupava, 1.829, Alto da XV). Dia 20 de fevereiro de 2017, às 20 horas. Inscrições gratuitas pelo e-mail iabpr@iabpr.gov.br.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!