Arquitetura

Cervejaria brasileira ganha prêmio da Unesco por projeto arquitetônico deslumbrante

HAUS
10/05/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Daniel Mansur/Divulgação

Uma imensa barrica de madeira emoldurada pelas verdes montanhas de Belo Horizonte (MG). Assim pode ser descrito o projeto do Ateliê Wäls, centro cervejeiro da marca de mesmo nome eleito pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e pela União Internacional dos Arquitetos (UIA) como o melhor projeto de arquitetura na categoria restaurantes do Prix Versailles 2018 (etapa América do Sul, Central e Caribe).
Projeto   Foto: Daniel Mansur
Projeto Foto: Daniel Mansur
O projeto é assinado pelo escritório GPA&A, do renomado arquiteto Gustavo Penna, também da capital mineira, e traz uma proposta lúdica e divertida, como destaca o profissional. Com mais de 1,8 mil m² de área, o complexo reúne a fábrica de cerveja, adega, escritório, loja, restaurante e uma área externa para foodtrucks, tornando o ambiente ideal para o encontro entre amigos e a experimentação das cervejas artesanais.
“O Ateliê Wäls era um sonho antigo que o Gustavo Penna ajudou a colocar em pé. Ele foi pensado para ser a casa do mineiro e uma homenagem a Belo Horizonte”, disse em nota o fundador da Cervejaria Wäls, José Felipe Carneiro.
LEIA MAIS 

Interior

As referências à cerveja estão em todos os detalhes do projeto, que tem no amplo balcão em tom avermelhado, que celebra o estilo inglês India Pale Ale, um de seus destaques. Com 21 torneiras dedicadas às cervejas Wäls, ele compõe com a prateleira de garrafas e a grande cortina confeccionada com 135 mil rolhas de cortiça um ambiente propício à degustação dos rótulos.
Foto: Daniel Mansur
Foto: Daniel Mansur
Esta é a primeira vez que uma cervejaria é reconhecida com o Prix Versailles (premiação anual dedicada à arquitetura de prédios comerciais). A conquista coloca o Ateliê Wäls como forte candidato a ser o primeiro brasileiro a vencer a etapa mundial da premiação, que será anunciada no próximo dia 15 de maio na sede da Unesco, em Paris.

Veja mais fotos do projeto! 

Foto: Daniel Mansur
Foto: Daniel Mansur
Foto: Daniel Mansur
Foto: Daniel Mansur
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Daniel Mansur
Foto: Daniel Mansur
Projeto   Foto: Daniel Mansur
Projeto Foto: Daniel Mansur
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!