Vivapark Porto Belo

Arquitetura

Bairro planejado projetado por Jaime Lerner é o 1º do mundo a conquistar selo de sustentabilidade

Sharon Abdalla
07/04/2022 22:49
Thumbnail
Soluções conhecidas pelos curitibanos, mas ainda tidas como inovações em diversas partes do mundo, contribuíram para que o Vivapark Porto Belo, localizado no litoral de Santa Catarina, conquistasse um feito inédito e se tornasse o primeiro empreendimento do mundo - em sua caegoria - a receber a certificação LEED Platinum, o maior nível do selo que é referência e reconhece soluções de sustentabilidade no setor da construções civil.
A cerimônia de entrega do selo foi realizada nesta quarta-feira (6), no parque Vivapark Porto Belo, uma das principais (mas não a única) área verde do bairro planejado, cujo master plan leva a assinatura do reconhecido escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados (JLAA).
"O Jaime [Lerner] foi o mentor de tudo, quem difundiu esses conceitos entre a gente, e nós temos a experiência de Curitiba, a legitimidade de [um projeto] executado em grande escala e que sempre foi pautada nesses conceitos: a integração da cidade com a questão ambiental, macrodrenagem, escala do pedestre. Quando iniciamos este projeto e os dos demais [para a Vokkan, em Navegantes e Joinville], seguimos estes conceitos com os quais o escritório trabalha desde sempre", lembra a arquiteta Debora Ciociola, do JLAA, ao destacar o caráter de referência que o projeto assume para próximos empreendimentos a partir do recebimento do selo.
O Vivapark Porto Belo recebeu a certificação máxima na categoria LEED for Communities: Plan and Design, voltada a bairros e cidades planejadas ainda em fase de projeto, como explica Eduardo Mattos, sócio da Forte, consultoria responsável pelo processo de certificação do Vivapark Porto Belo.
Além do JLAA, a JA8 Arquitetura Viva e o escritório Alencar Arquitetura também compõem a equipe responsável pelo desenvolvimento dos projetos do bairro planejado, em obras pela Vokkan.
Além do JLAA, a JA8 Arquitetura Viva e o escritório Alencar Arquitetura também compõem a equipe responsável pelo desenvolvimento dos projetos do bairro planejado, em obras pela Vokkan.
"O que esta categoria traz de grande diferencial é um olhar mais voltado ao urbanismo de forma sustentável, como esse bairro integra homem e natureza, traz princípios de conectividade, mobilidade urbana e transportes alternativos, além de uma gestão dos recursos naturais do bairro", acrescenta. "O Vivapark também foi pensado para ter uma área verde de 17 m² por habitante, muito superior à recomendada pela OMS [Organização Mundial da Saúde] como referência de ambiente saudável, que é de 12 m²/habitante. A grande maioria das cidades não consegue nem chegar aos 12 m²", completa Mattos.
Estas e outras características, como o uso de energias renováveis, a reduzida emissão de gases do efeito estufa quando o bairro estiver entregue e ocupado e a gestão de resíduos contribuíram para que o projeto do Vivapark Porto Belo alcançasse 87 de um máximo de 110 pontos na escala da certificação.
"Uma curiosidade é que a gente fez o projeto, começou a obra e depois se colocou a certificação. Ou seja, o projeto não foi feito para ser certificado. Ele foi certificado dentro dos parâmetros Vivapark, não alteramos nada no projeto para conseguir o selo. Esse é um mérito muito grande da equipe da Vokkan e dos conceitos que o [escritório Jaime] Lerner traz e coloca aqui dentro. É extremamente gratificante recebermos um certificado deste como uma consequência do trabalho realizado", constata Rafael Kirchner, head de urbanismo e incorporação da Vokkan.
Escala do pedestre e integração com a natureza marcam o projeto do Vivapark Porto Belo.
Escala do pedestre e integração com a natureza marcam o projeto do Vivapark Porto Belo.
"O selo é uma reafirmação de que estamos no caminho certo, e de um trabalho feito há 50 anos pelo Jaime [Lerner] e equipe, e há 20 anos pelo escritório [JLAA]. E esse é um conceito que vem sendo lapidado, testado e aprimorado e que, hoje, recebe esta certificação mundial. E esse bairro é fruto desses conceitos, agora validados com a certificação máxima", acrescenta Felipe Guerra, arquiteto do JLAA.

O bairro parque

Com cerca de dois milhões de metros quadrados no total, quando estiver completamente concluído, o Vivapark Porto Belo terá a obra urbana da primeira de suas etapas (com 450 mil m²) entregue em fevereiro de 2023.
O projeto contempla empreendimentos uni e multifamiliares, comércios (como o Open Shopping Vivapark), serviços, educação e lazer ancorados na centralidade do bairro (fase 1) e priorizando a simplicidade de se viver bem, em integração com a natureza e entre os espaços privados e públicos. Os escritórios JA8 Arquitetura Viva e o escritório Alencar Arquitetura também integram a equipe responsável pelos projetos do bairro (paisagístico e arquitetônico, respectivamente), em obras pela Vokkan.
Perspectiva dos futuros empreendimentos imobiliários com vista para o parque do bairro.
Perspectiva dos futuros empreendimentos imobiliários com vista para o parque do bairro.
"Nosso objetivo é fazer as pessoas se identificarem e comprarem um jeito de morar, uma nova vida, e não [apenas] um imóvel", finaliza Kirchner.
Além do Vivapark Porto Belo, o escritório Jaime Lerner Arquitetos Associados assina outros dois master plan de bairros planejados para a Vokkan, nas cidades catarinenses de Navegantes e Joinville, que serão lançados na sequência.
*A repórter viajou a convite do evento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!