Arquitetura

Bambu é opção para construções sustentáveis

Luan Galani
17/09/2015 14:44
Thumbnail

Catedral de Pereira, na Colômbia, feita de bambu por Simon Vélez, um dos expoentes da arquitetura colombiana. Foto: Divulgação

O bambu é um velho conhecido da humanidade. Há pelo menos 3 mil anos, essa gramínea de hastes longas é empregada na construção de casas, palácios e pontes em países da Ásia e da América do Sul.
No Brasil, contudo, a presença da planta ainda é tímida na construção civil e na arquitetura. Em grande parte pelo preconceito com o material, que é encarado como de menor na qualidade. O que é totalmente falso.
“Com o bambu é possível fazer mais do que com qualquer outra madeira”, sentencia o engenheiro agrônomo Danilo Cândia, sócio diretor da Bambu Carbono Zero, que proferiu palestra na última terça-feira (15) em evento da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura do Paraná (AsBEA-PR).
Cândia estudou e trabalhou com o arquiteto colombiano Simon Vélez, um dos principais nomes da utilização do bambu na arquitetura, e hoje é um dos defensores nacionais do material. De acordo com o engenheiro, o bambu tem potencial para movimentar mais de R$ 10 milhões de reais por ano no Brasil, como faz a China atualmente.
O iraniano Kosrow Ghavami, um dos maiores especialistas internacionais em bambu e que há 35 anos se dedica a estudar o material, garante: “Diversos estudos comprovam cientificamente que o bambu pode ser utilizado na construção civil sem perigo algum”.
Ghavami destaca as várias qualidades do material. “É tubular, longo, leve, fácil de transportar e manusear, extremamente flexível e tem durabilidade garantida por muitas décadas, se tratado adequadamente”, observa.
Ele salienta ainda que a gramínea pode ser cortada após quatro anos de plantio, um tempo relativamente curto se levado em conta os 15 anos que muitas árvores levam para que a madeira convencional possa ser extraída. Além disso, o especialista lembra que existem mais de 75 gêneros de bambu, que podem ser facilmente cultivados em quase todos os continentes, exceto onde o clima é frio demais.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!