Arquitetura

Com inspiração na Polinésia, bar no São Francisco tem a melhor decoração de Curitiba

Carolina Werneck
28/09/2018 17:00
Thumbnail

O Ananã é um "oásis tropical" em meio ao cinza da Rua Inácio Lustosa. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo | Carolina Werneck Bortolanza

O bar com a melhor decoração de Curitiba é o Ananã, no São Francisco, especializado em coquetéis. O espaço, que é um pontinho azul e laranja na Inácio Lustosa, com arquibancada servindo às vezes de mobiliário e inspiração tiki com projeto assinado pelo Y Arquitetos, foi o vencedor do Prêmio Bom Gourmet 2018 por HAUS na categoria melhor ambientação de bar, que avaliou os empreendimentos gastronômicos abertos nos dois últimos anos.
De origem polinésia, a cultura tiki dominou o cenário dos bares americanos dos anos 1930 até os anos 1960. A ambientação desse tipo de estabelecimento traz referências à cultura do exótico polinésio. Para o Ananã, os arquitetos do Y reinterpretaram a essência tiki. “Como eles estavam fazendo uma tradução dos drinks para o Brasil, nosso cenário e nossa região, a gente fez uma tradução da arquitetura. Em vez de exaltar o exótico polinésio, a gente exalta o exótico brasileiro”, explica Lucas Issey, um dos sócios do escritório.
O Ananã está instalado em um ambiente retangular de 32 m². As características do ponto foram um dos desafios para a equipe do Y. Para criar um projeto original e que funcionasse na prática, eles precisaram desconstruir a ideia formatada de “bar”. Brunno Douat, estudante de arquitetura e colaborador do Y, conta que “em qualquer bar, há sempre um muro de pessoas entre os clientes e o bartender. Então a gente quis desmaterializar isso com a permanência sendo em uma arquibancada. O trabalho do bartender se torna um evento e as pessoas têm livre circulação em frente ao bar”.
O espaço reduzido obrigou os arquitetos a pensar uma nova solução para a permanência e circulação dos clientes. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo.
O espaço reduzido obrigou os arquitetos a pensar uma nova solução para a permanência e circulação dos clientes. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo.

Respeitável público

A arquibancada, aliás, é um dos destaques do projeto. Foi construída com tijolos de barro produzidos em uma indústria paranaense e acompanha o desenho do balcão, no mesmo material. Mas essa não é uma arquibancada comum. “A gente não usou um desenho tradicional, a gente desconstruiu de um jeito que as pessoas não banalizassem o objeto. Ela traz oportunidades muito interessantes de interação. “, diz Pedro Sunye, sócio de Issey. O volume preza pela informalidade e casou perfeitamente com a proposta do Ananã. Para Karen Kaudy, 25 anos e uma das proprietárias do lugar, a experiência com a arquibancada tem sido um sucesso. “Vendo esse sistema funcionando, não consigo entender como um bar desses funcionaria em um formato tradicional, com mesas e cadeiras. Não faz mais sentido”, diverte-se.
Exibir o trabalho dos bartenders como um espetáculo é uma das formas de permitir que os visitantes se apropriem da arquitetura. Essa é uma característica comum nos projetos do Y. “Não precisamos explicar ‘olha, você pode usar ali’. As pessoas não tiveram esse estranhamento, essa dúvida. O estranhamento existe, mas é mais um convite para o uso”, comemora Douat. Andrew Guilherme, sócio de Karen, conta, rindo, que as pessoas param os carros no semáforo em frente ao bar, abaixam os vidros e gritam “o que funciona aí?”.
A arquibancada é o ponto central do projeto. Ela transforma o trabalho dos bartenders em um espetáculo a ser apreciado e ainda resolve o problema da permanência no bar. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
A arquibancada é o ponto central do projeto. Ela transforma o trabalho dos bartenders em um espetáculo a ser apreciado e ainda resolve o problema da permanência no bar. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
As referências da arquitetura conversam com as adotadas em toda a conceituação do bar. Guilherme avalia que “a questão do coquetel em Curitiba vem com uma carga muito formal. É aí que encaixamos toda a ideia tropical do bar, porque as pessoas querem ocupar a rua, querem menos formalidade”. Os donos contam que muitos dos clientes comentam o fato de a arquibancada lembrar suas adolescências sentados no meio-fio, conversando com os amigos. Ali, tudo foi pensado para transmitir essa sensação de familiaridade.

Teto, luzes, paredes e pintura corporal

Entrar no Ananã é ser imediatamente tatuado pela iluminação do lugar. A experiência aproxima ainda mais o público do clima criado pela arquitetura no ambiente. O efeito de placas de compensado penduradas sob os spots de luz se derrama pelas paredes, pelo piso e, naturalmente, pela pele e pelas roupas das pessoas. Os arquitetos explicam que, na cultura tiki, todos os elementos têm significados. Por isso, o teto não poderia ser diferente. No bar, o teto tem não apenas significado, mas também uma função arquitetônica.
Issey conta que, quando o escritório começou a estudar o exótico brasileiro, “um fator que surgiu muito forte foi a questão gráfica das pinturas corporais indígenas”. Para entender melhor como elas funcionam, os profissionais do Y mergulharam na cultura indígena. A pesquisa os levou, inclusive, ao Museu de Arte Indígena (MAI) de Curitiba. Em todo o planeta, povos de diferentes origens utilizam a pintura corporal como representação de estados de espírito. Comemorações, lutas, danças e pedidos têm seus desenhos próprios. “Então a gente viu uma oportunidade gráfica muito interessante de pintar as pessoas com luz”, diz o arquiteto. Além das “tatuagens” de luz, a estrutura também dispensou o papel de paredes, já que elas estão banhadas pelos mesmos desenhos.
A iluminação chama a atenção dos frequentadores porque pinta as paredes e os próprios clientes com motivos de dança da tribo dos Karajás, que foram usados no teto. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
A iluminação chama a atenção dos frequentadores porque pinta as paredes e os próprios clientes com motivos de dança da tribo dos Karajás, que foram usados no teto. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
“Esse padrão é um motivo de dança da tribo Karajá. Foi uma preocupação nossa pesquisar um padrão que fosse mais festivo e usá-lo do jeito certo”, explica Sunye. “O que eu acho muito legal do teto é que, no tiki, a questão do teto é muito forte, muito maximalista. Então a gente consegue entender o volume criado aqui como uma estética tiki, mas não totalmente tiki, porque a gente também não é totalmente tiki”, avalia Karen, rindo. A ideia roubou a atenção dos frequentadores do bar, que se divertem tirando fotos e brincando com os ângulos proporcionados pela luz.

Uma Polinésia de significados

Foram dois meses de trabalho e mais dois meses para executar o projeto. Um período curto para um espaço em que cada detalhe tem uma razão de ser. Todo o desenvolvimento começou pela escolha dos tijolos artesanais. Eles foram usados na arquibancada de permanência e nos balcões do bar. Para dar contraste, as paredes foram pintadas com tinta epóxi azul clara. “O azul é exatamente a cor complementar do laranja, a cor que gera o maior contraste possível com os tijolos. E também tem a questão do conceito. Enquanto o tijolo é bem artesanal, a tinta azul é um material industrial, então rola essa mistura do contemporâneo com o tradicional”, diz Sunye.
Mais uma vez, como já é uma espécie de tradição do escritório, o projeto não usou sequer uma peça que fosse de catálogo. Cada item do mobiliário e da decoração foi especialmente desenhado para o bar. Para Issey, foi uma oportunidade de testar uma arquitetura “taylor made”, ou seja, feita sob medida. “A gente sabia que os bartenders seriam a Karen e o Andrew. O espaço de trabalho é projetado para a altura deles, para o alcance dos braços, para a metodologia de trabalho deles.” Isso foi possível visitando os locais em que os dois trabalhavam antes e entendendo o que precisaria ser mudado e o que poderia ser feito igual.
No Ananã, cada detalhe foi escolhido por uma razão. As plantas ajudam a completar a textura visual do restante do projeto. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
No Ananã, cada detalhe foi escolhido por uma razão. As plantas ajudam a completar a textura visual do restante do projeto. Foto: Leticia Akemi/Gazeta do Povo
Plantas naturais dão o toque final às muitas texturas existentes no Ananã. Elas são usadas nos fundos do bar para criar volume e também servem de biombo para esconder a entrada do banheiro. “A ideia não foi criar uma floresta tropical, mas a textura que a planta tem é única. Você vê e existe um tato visual”, diz Issey. Para os meninos do Y, o resultado alcançado no Ananã é fruto de uma identificação entre o tipo de coquetelaria desenvolvida por Karen e Guilherme e a arquitetura feita pelo escritório. “Eles não executam receitas, eles as criam. A gente também não reproduz receitas arquitetônicas, mas tenta repensar os ingredientes e gerar uma solução única”, compara Sunye.

SERVIÇO

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!