Unesco

Arquitetura

Barcelona é eleita Capital Mundial da Arquitetura para 2026

HAUS
29/07/2021 20:29
Thumbnail
Menos de uma semana após o encerramento de sua 27ª edição, realizada no Rio de Janeiro, o Congresso Mundial de Arquitetos anunciou nesta quarta-feira (28) a escolha de Barcelona como a Capital Mundial da Arquitetura para 2026. A cidade catalã concorreu com Pequim pelo direito de receber o evento e foi eleita em Assembleia Geral da União Internacional de Arquitetos (UIA).
Sob o lema "Um hoje, um amanhã", as discussões desta que será a 29ª edição do congresso estarão centradas no papel da arquitetura para o desenvolvimento sustentável das cidades e sua resposta aos desafios urbanos.
Esta será a segunda vez que a capital Catalã recebe o UIA. Em 1996, Barcelona já foi sede do congresso mundial, reunindo mais de nove mil pessoas na ocasião.
“Internacionalmente ainda estamos associados à arquitetura dos Jogos Olímpicos, mas desde 1992 muitas coisas foram feitas e muito boas, existe uma arquitetura muito poderosa, mais consciente e responsável com o meio ambiente, que vale a pena divulgar. Era preciso levantar o peito, relançar a marca e colocar Barcelona de volta no mapa do mundo porque estávamos perdendo fôlego”, afirmou o arquiteto e urbanista Daniel Mòdol, que foi o primeiro promotor da proposta desde quando era conselheiro de Arquitetura na Câmara de Vereadores da cidade, entre 2015 e 2019, ao jornal espanhol "La Vanguardia".

Copenhague

Antes de Barcelona, no entanto, Copenhague sediará a edição 2023 do evento, também sob a chancela de Capital Mundial da Arquitetura.
Copenhague receberá o UIA em 2023.
Copenhague receberá o UIA em 2023.
“Estamos muito felizes em ver a tocha do título de Capital Mundial da Arquitetura passar do Rio de Janeiro para Copenhague”, disse Audrey Azoulay, diretor-geral da Unesco, parceira da UIA e responsável por designar as cidades-sede do Congresso Mundial da UIA, ao lembrar da eleição da cidade brasileira como a primeira Capital Mundial da Arquitetura pela entidade.
"A inauguração da Capital Mundial da Arquitetura do Rio foi um verdadeiro sucesso, destacando o importante papel do planejamento urbano, notadamente no contexto da pandemia. Copenhague se baseará nas conquistas do Rio, continuando a mostrar a maneira pela qual arquitetura e cultura podem responder aos desafios de nosso tempo, especialmente no campo ambiental”, completou.
Na capital dinamarquesa, o congresso terá como tema “Futuros Sustentáveis ​​- Não Deixe Ninguém para Trás”. As discussões tratarão sobre como a arquitetura e o design urbano contribuem para cumprir os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (ONU).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!