Reagendamento

Arquitetura

Bienal de Veneza adia mostras de arquitetura e arte para 2021 e 2022

Luan Galani
18/05/2020 19:48
Thumbnail

Um dos espaços da Bienal de Arquitetura de Veneza, que foi adiada para 2021. | Andrea Avezzù/Divulgação

A Bienal de Veneza anunciou nesta segunda-feira (18) que as mostras de arquitetura e arte foram adiadas para 2021 e 2022, respectivamente, devido à pandemia do novo coronavírus.
A 17ª Bienal de Arquitetura de Veneza, com curadoria de Hashim Sarkis, já havia sido adiada para o segundo semestre deste ano, mas agora foi remarcada de 22 de maio a 21 de novembro de 2021. Já a 59ª Bienal de Arte de Veneza, com curadoria de Cecilia Alemani, aconteceria em 2021, e foi transferida para 2022, entre 23 de abril 3 27 de novembro.
A mudança muda para sempre o calendário da Bienal de Veneza. Agora, as mostras de arquitetura ocorrerão em anos ímpares, enquanto as exposições de arte acontecerão em anos pares.
"Considerando as dificuldades encontradas por todos os países, instituições, universidades e estudantes de arquitetura, juntamente com a incerteza sobre a transposição das obras e das viagens, em virtude das novas medidas da Covid-19 que foram e serão adotadas, decidimos ouvir aqueles que solicitaram o adiamento", afirma o presidente da Bienal, Roberto Cicutto, em nota oficial.
Sarkis comentou a situação e disse: “Estou profundamente emocionado com a perseverança de todos os participantes nos últimos três meses. Espero que a nova data de abertura permita que eles primeiro recuperem o fôlego e depois concluam seu trabalho com o tempo e vigor que ele realmente merece. Não planejamos dessa maneira. Nem a pergunta 'Como viveremos juntos?', nem a riqueza das respostas, destinavam-se a lidar com a crise que estamos vivendo, mas aqui estamos nós. De certa forma, temos sorte porque estamos bem equipados para absorver as implicações imediatas e de longo prazo da crise na 17ª Bienal. O tema também nos oferece a possibilidade de responder à pandemia em seu imediatismo."

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!