Arquitetura

Toyota vai construir cidade no sopé do Monte Fuji para testar tecnologias domésticas

Luciane Belin*
08/01/2020 16:43
Thumbnail

Imagens: BIG/Divulgação

O sopé do Monte Fuji, no Japão, foi o local escolhido pela Toyota para a construção do projeto experimental da Woven City, uma cidade-laboratório que vem sendo considerada a primeira incubadora urbana do mundo.
O projeto será assinado pelo Bjarke Ingels Group (BIG), do jovem e celebrado arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels, e se propõe a ser um espaço dedicado a criar soluções urbanas que posteriormente poderão ser aplicadas a cidades reais.
Uma espécie de “laboratório vivo” de tecnologias, conforme foi apresentado pelo CEO da Toyota, Akio Toyoda, e pelo próprio Ingels, durante a CES 2020, em Las Vegas, nesta terça-feira (07).
Localizada em uma antiga fábrica de 175 acres na cidade de Susono, em Shizuoka, a Toyota Woven City propõe igualdade de espaço para os diferentes veículos, formas alternativas de movimento e mobilidade conectada, limpa e compartilhada.
A cidade utilizará tecnologias de energia solar, energia geotérmica e células de combustível de hidrogênio para diminuir a produção de carbono. Cada quarteirão é uma mistura de habitação, varejo e negócios, a ser construída principalmente de madeira que retira carbono do ambiente, com painéis fotovoltaicos instalados nos telhados.
Além da tecnologia envolvida na construção, o BIG incorporou as tradições japonesas da construção. Questões como o artesanato e os módulos de tatame características dos estilos orientais aparecem no projeto da cidade incorporados à robótica. Elementos futuristas marcam as calçadas, dividindo espaço com pilares e telhados que remetem aos templos nipônicos.
Os espaços de pesquisa e desenvolvimento da Toyota abrigam construção robótica, impressão 3D e laboratórios de mobilidade, enquanto os escritórios típicos acomodam de forma flexível estações de trabalho, salões e jardins internos.
Residências na Woven City testarão novas tecnologias, como a robótica doméstica, para ajudar na vida diária. Essas casas inteligentes aproveitam a conectividade total usando a tecnologia de IA baseada em sensor para executar funções, incluindo entregas automáticas de supermercado, coleta de roupas ou coleta de lixo, enquanto desfrutam de vistas espetaculares do Monte Fuji.
No quesito da mobilidade, importante função da cidade laboratório, a principal característica da Woven City é a concepção de uma rede flexível de ruas dedicadas a várias velocidades de mobilidade para conexões mais seguras e fáceis para pedestres. A estrada principal é dividida em três, começando com uma central, que é otimizada para veículos autônomos mais rápidos com tráfego logístico por baixo e que divide espaço com o passeio recreativo ocupado por bicicletas e scooters e com o parque linear, voltado aos pedestres.
Escondida da vista em uma rede subterrânea, está a infraestrutura da cidade, incluindo energia a hidrogênio, filtragem de águas pluviais e uma rede de entrega de mercadorias.
A Woven City está em construção e deve começar a ser apresentada para o público em 2021.

Veja mais perspectivas da incubadora urbana da Toyota:

*Especial para HAUS.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!