
Depois de influenciar literalmente o mundo inteiro em 2014 com o Bosco Verticale, edifício de Milão que se utiliza do conceito de casas flutuantes e de bosques verticais, o arquiteto italiano Stefano Boeri anunciou o projeto do Bosco Navigli, um grande parque residencial, horizontal e urbano, aberto ao público, no coração boêmio da cidade, conhecido como uma das áreas preferidas dos universitários e dos artistas.
Esse novo empreendimento ficará entre Navigli e Tortona, a 15 minutos do centro da cidade, na direção da Via San Cristoforo, na beira do rio Ticino, com mais de 3 mil m² de área privada e mais de 7,8 mil m² de área pública. O projeto é assinado pelos escritórios Stefano Boeri Architetti e Arassociati, de Giovanni da Pozzo, com paisagismo da AG&P Greenscape.

Segundo o descritivo do projeto, o parque urbano nasce para criar um senso de continuidade entre Tortona e Porta Genova, respeitando a arquitetura histórica, mas olhando também para o futuro e a inovação. Por isso o ponto de partida foi reinterpretar o tradicional pátio das casas da Lombardia como um grande espaço público dinâmico.
E os volumes residências vão aparecendo de forma espiral e crescente ao redor da área verde. E os apartamentos seguem a mesma linguagem do Bosco Verticale, com alta performance energética, painéis fotovoltaicos no telhado, utilização da água da chuva e balcões espaçosos para plantas e árvores.

O complexo residencial terá várias entradas pela longa Via San Cristoforo, e contará ainda com um restaurante com acesso público no térreo, um bistrô e um centro de bem-estar no primeiro andar.
A arquitetura pensada horizontalmente por Boeri e pelo Arassociati brincará com cheios e vazios, assegurando luz natural abundante, ventilação e contraste. Nas sacadas, os arquitetos empregaram um sistema alternado, criando um movimento e uma modulação que ajudam a filtrar a poluição sonora e atmosférica.

Ao todo serão 8 andares, com uma altura máxima do empreendimento de 32 metros. E dois subsolos para estacionamento de 4,7 mil m². A área terá ainda espaços para lojas, práticas esportivas, parquinho infantil, piscina, ciclovia e coworking.
Ainda não há previsão para finalização da obra.
Veja mais fotos do Bosco Navigli:










-
Empresa júnior da UFPR lança concurso nacional de arquitetura para requalificar associação de reciclagem
-
Sherwin-Williams elege sua cor do ano para 2022
-
Chifre-de-veado: como cuidar da planta que é sensação nos projetos de decoração
-
Loja da Xiaomi em Curitiba é a única do Brasil com TV transparente da marca
-
STF decide se big techs são obrigadas a entregar à Justiça conversas de usuários
-
O que a Igreja Católica acha do “católico” Biden ser a favor do aborto
-
Canal oficial da UTFPR divulga “Manual dos Caloures” e filme sobre educação comunista
-
A liberdade religiosa atacada e a distorção do conceito de “discurso de ódio”
Materiais locais brilham em casa na Bahia cercada pela natureza e com lago privativo
Incepa completa 70 anos com espaço que relembra os maiores sucessos de revestimentos da marca; veja a linha do tempo
Novo residencial no Bigorrilho terá álamos monumentais e jardins de cura
Prêmio reconhece design de impacto positivo e abre inscrições para profissionais e estudantes