Arquitetura

Com nova certificação, Brasil ganha destaque em ranking de sustentabilidade

Júlia Rohden*
18/09/2017 22:00
Thumbnail

O crescimento no número de novos projetos em 2016 está relacionado a ampliação no mercado das construções verdes. Foto: Bigstock

O Brasil é o quarto país com mais construções sustentáveis no mundo, atrás apenas do Canadá, China e Índia. É o que aponta o ranking de certificação LEED, presente em 165 países, e principal plataforma usada para edifícios verdes com mais de 170 mil m². No Brasil, são 1.230 projetos registrados e 423 certificados. A informação é do Green Building Council (GBC), maior órgão internacional de certificação do setor com dez anos de atuação.
Felipe Faria, diretor do GBC Brasil, comenta que edificações corporativas de alto padrão foram a maior demanda até agora. Em 2016, apesar da crise, a construção sustentável apresentou um dos melhores desempenhos em termos de projetos registrados em busca da certificação: foram 205 projetos novos, apenas quatro a menos do que 2012, o ano de maior busca pela certificação.
O crescimento se deve a ampliação do mercado das construções sustentáveis que não se restringem a edificações de alto padrão e está presente em residências, escolas, creches, hospitais e museus. Faria comenta que a percepção dos benefícios das construções verdes está chegando com força ao setor residencial. Em agosto, o GBC lançou outro certificado, o CASA, destinado a construções de residências e condomínios (casas ou edifícios). Já são 43 projetos registrados e três certificados.“Passamos a penetrar diferentes setores do mercado e para os próximos anos acreditamos que iremos ingressar com mais força no setor residencial”, comenta o diretor do GBC.
Foto: Bigstock.
Foto: Bigstock.

Benefícios e viabilidade

De acordo com o GBC, o mercado de construções verdes no Brasil tem se consolidado nos últimos 10 anos, com o engajamento da cadeia produtiva da construção civil, que envolve construtoras, arquitetos, fornecedores de produtos e serviços. “A certificação é uma ferramenta de transformação de mercado e é uma forma de mensurar o quanto a iniciativa pública e privada vem adotando esses sistemas que significam edificações sustentáveis, de alta qualidade e alto desempenho”, explica Felipe Faria.
A viabilidade econômica é uma das principais dúvidas de quem tem interesse em construir uma residência ou edifício corporativo verde. O diretor do GBC informa que o custo da construção costuma a ser entre 0 e 6% mais alto, mas o custo de operação de um edifício com certificação LEED é muito menor em relação aos outros. Ele ressalta que o custo de construção corresponde a cerca de 15% dos gastos do edifício ao longo de seus anos de uso, o restante são custos de operação.
Além da redução do custo de operação, a melhora da qualidade de vida é outro benefício de quem opta por edifícios e residências com certificação de sustentabilidade. “Passamos a maior parte do dia em ambientes fechados. Se esses espaços não oferecem conforto, teremos experiências negativas”, opina Farias. Ele também ressalta a valorização do imóvel, a redução do consumo de água e energia, e a melhora na segurança e saúde dos trabalhadores e moradores como outras qualidades das construções verdes.

*Especial para Gazeta do Povo.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!