Homenagem

Arquitetura

Brasil tem primeiro monumento às vítimas da Covid-19 inaugurado no Rio de Janeiro

Sharon Abdalla
21/09/2020 13:01
Thumbnail

Imagem: Divulgação/Coletivo Crisa Santos Arquitetura

Foi inaugurado neste domingo (20) o primeiro monumento às vítimas do novo coronavírus no Brasil. Batizado In-finito, o memorial foi instalado no Crematório e Cemitério da Penitência, na zona portuária do Rio de Janeiro, com projeto assinado pela arquiteta Crisa Santos, do coletivo de mesmo nome.
A iniciativa, inclusive, é da arquiteta, que desenvolveu o projeto com o objetivo de doá-lo a cemitérios públicos e privados, assim como a prefeituras, empresas ou demais instituições que desejem homenagear as vítimas da Covid-19 em qualquer localidade do país.
"Durante a quarentena estivemos [nos cemitérios] e percebemos a necessidade de acolher o enlutado, que ficou à deriva, pois ele não faz mais parte da cerimônia habitual de despedida. Registramos momentos em que o carro funerário entrou direto para a sepultura ou o crematório. A família não viu o corpo [do ente querido], que entrou no hospital e [é como se não tivesse saído], pois viu apenas uma urna funerária. É uma desconexão muito abrupta essa falta de vínculo na despedida. Isso me remeteu a uma história pessoal. Então, trouxe a questão para a equipe", conta Crisa. "É uma forma de reconhecer toda a dor deste momento e de possibilitar aos cemitérios [e outras instituições] oferecer aos seus enlutados um espaço onde as pessoas possam se reconectar aos seus entes que se foram", completa a arquiteta, que há dez anos desenvolve projetos relacionados ao tema.
Memorial In-finito foi inaugurado neste domingo (20). Foto: Crisa Santos/Arquivo Pessoal
Memorial In-finito foi inaugurado neste domingo (20). Foto: Crisa Santos/Arquivo Pessoal

Homenagem

Pensado para ser adaptado a diferentes áreas e espaços, o projeto do In-finito é composto por um conjunto de seis módulos, que somam 26 metros lineares. O monumento pode ser instalado em formato de espiral, circular ou linear a partir da composição de quantos módulos a área e o orçamento comportarem -- a arquiteta doa integralmente o projeto (adaptado) para qualquer cemitério ou instituição interessada. Este, no entanto, deve arcar com os custos de instalação dele.
"Nós estamos viabilizando uma parte. Quem construir viabiliza a outra. A pandemia serve para juntarmos forças para um bem maior. Isso é o que as pessoas precisam entender, a união de esforços", destaca Crisa.
Produzidos em aço corten, os módulos tem formato sinuoso, que remete ao movimento, aos altos e baixos, à linha contínua da vida. Além disso, a forma também permite aos enlutados interagirem com a obra, uma vez que as curvas possibilitam espaços para se sentar ou se recostar, por exemplo.
Módulos são feitos em aço corten. Foto: Crisa Santos/Arquivo Pessoal
Módulos são feitos em aço corten. Foto: Crisa Santos/Arquivo Pessoal
A interação também ocorre de forma gráfica, uma vez que todos os projetos contam com área destinada a abrigar os nomes das vítimas da Covid-19, seja por meio de gravações, placas ou adesivos. Crisa conta que esta, inclusive, é uma das exigências para a doação do projeto: a de que os familiares possam honrar e homenagear seus entes queridos a partir da inserção de seus nomes no monumento, caso assim desejem.
"Não doaremos o projeto se ele prever somente a instalação dos módulos. O cemitério, empresa pública ou privada precisa disponibilizar esse acesso para a inserção dos nomes. E não necessariamente de nomes de pessoas que estejam sepultadas naquele local. A ideia é ser mais democrático, permitir que famílias que [optaram pela cremação e deram outro destino às cinzas], por exemplo, também possam [homenagear seus entes]", detalha a arquiteta. "É uma questão de ressignificar. A partir do momento em que há um nome, essa pessoa deixa de ser um número para ser a história de alguém. O monumento cumpre dois papeis: honra quem se foi e dá dignidade ao luto de quem ficou. Pois, da forma que estão sendo as despedidas, eles não podem ser acalentados pela família, pelos amigos, serem acolhidos. É uma lacuna", acrescenta a arquiteta.
Quem tiver interesse ou desejar mais informações sobre o projeto In-finito (que pode ser concluído em um mês, considerando todo o processo de produção e instalação) pode entrar em contato com o Coletivo Crisa Santos Arquitetos pelo telefone (11) 98283-9853 ou pelo perfil do escritório no Instagram.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!