Biotic

Arquitetura

Brasília vai ganhar novo bairro projetado por Carlo Ratti

Sharon Abdalla
14/08/2020 18:46
Thumbnail

Imagem: Divulgação/Carlo Ratti Associati

Patrimônio da Unesco com um projeto urbano reconhecido em todo o mundo, traçado por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, Brasília irá ganhar uma extensão assinada por um nome igualmente de peso: o escritório Carlo Ratti Associati, que tem à frente o arquiteto italiano homônimo, também diretor do Senseable City Lab do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT).
Batizado de Biotic, o projeto desenvolvido para a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) prevê a criação de um bairro com 1 milhão de m², que terá a tecnologia e a inovação como foco. Localizado entre a ponta norte e o Parque Nacional de Brasília, o local recontextualiza a estruturação urbana da capital federal ao trazer residências, escritórios, praças e parques para dentro da área do bairro, de forma a manter o uso do espaço ao longo de todo o dia, em uma proposta que faz referência à "herança modernista de maneiras novas", como destaca a nota divulgada pelo escritório.
Imagem: Divulgação/Carlo Ratti Associati
Imagem: Divulgação/Carlo Ratti Associati
"A primeira vez que visitei Brasília, um amigo e morador de longa data me contou uma piada: ‘Você sabe qual é o problema de Brasília? O bairro dos cafés fica longe do bairro do açúcar'. Em suma, uma questão fundamental reside na falta de uso misto e na subdivisão estritamente funcional da cidade de acordo com os princípios modernistas - que pretendemos superar com o nosso plano”, detalha Ratti.
Assim, as quatro escalas urbanas definidas por Lúcio Costa no Plano Piloto de Brasília - residencial, monumental, gregária e bucólica - estarão presentes no novo bairro, mas misturadas. O modelo icônico das superquadras também será revisto, por meio da criação de ruas internas e praças que privilegiem os pedestres e estimulem o convívio social.
Imagem: Divulgação/Carlo Ratti Associati
Imagem: Divulgação/Carlo Ratti Associati
A integração entre as áreas internas e externas é outra presença marcante no projeto, que pretende fazer de restaurantes e cafés ao ar livre espaços de trabalho e abrir os edifícios para o exterior. Isso se dará por meio de um sistema de fachada de madeira que, funcionando como uma cortina, poderá deslizar ao longo do edifício permitindo a seus ocupantes desfrutarem do clima da capital federal, como explica James Schrader, gerente de projeto da CRA, também em nota.
“Brasília é uma metrópole fascinante: um eixo monumental e duas asas que cativam quando você a olha do avião. Mas como disse certa vez a intelectual francesa Simone de Beauvoir, 'Brasília é uma extensão de elegante monotonia […] A rua, esse ponto de encontro de […] transeuntes, de lojas e casas, de veículos e pedestres [. ..] não existe em Brasília e nunca existirá'. Nosso projeto visa contrariar esta proposta e trazer uma nova vibração para Brasília”, completa Ratti.
Imagem: Divulgação/Carlo Ratti Associati
Imagem: Divulgação/Carlo Ratti Associati
Inovações relacionadas à mobilidade também estão previstas, como o acesso às ruas e áreas internas exclusivamente por veículos autônomos e compartilhados. O master plan do Biotic foi desenvolvido pela CRA em colaboração com a Ernst&Young.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!