Experiência de morar

Arquitetura

Buscar a excelência no morar define o movimento de hotelarização do mercado imobiliário

Alexia Gassenferth Motter*
22/04/2021 20:51
Thumbnail

Quarto de hóspedes de 37 m² no Age360, em Curitiba, da AG7. | AG7/Divulgação

Uma das expressões que se popularizou nos últimos anos, especialmente no mundo dos negócios e de inovação, é a "as a service", ou "como um serviço". O termo é utilizado para plataformas que, em vez de venderem o software como um produto, passaram a cobrar mensalidades e a oferecer uma experiência como serviço.
Dentro desse contexto, de empresas avaliadas em bilhões utilizando esse modelo de negócio, a ênfase é na palavra experiência. Se, ao invés de investirmos em um produto, que é nosso, passamos a pagar por mês podendo trocar de plataforma com alguns cliques, quem oferecer a melhor experiência no serviço leva o consumidor.
Pelo grande sucesso, esse modelo mexeu com todo o tipo de negócio, não apenas com o mercado de software. Quem está atento, começou a se perguntar como tornar seu negócio, produto ou serviço mais "as a service" e como oferecer uma experiência de consumo incrível.
Detalhe do Age360, projeto do escritório franco brasileiro Triptyque, que promete alterar o skyline de Curitiba.
Detalhe do Age360, projeto do escritório franco brasileiro Triptyque, que promete alterar o skyline de Curitiba.
Claro! Nos acostumamos a ter tudo à distância de um smartphone, por meio de um aplicativo de interface intuitiva e agradável com algoritmos que parecem ler nossa mente e pagar por uso.
E como isso se dá na experiência de morar?
Morar em forma de serviço é a hotelarização do mercado imobiliário.
Nós queremos ser cuidados, atendidos, mimados. E qual melhor lugar para isso que a nossa própria casa? Queremos nos sentir em férias.
Hotéis são especialistas em criar experiências de hospedagem. Não à toa, existem hotéis-destinos. Lugares para onde viajantes vão para aproveitar o hotel, não a cidade onde ele está localizado, mas a experiência de hospedagem.
Café da manhã de hotel, room service, aquela cama com o lençol esticado como nunca conseguimos replicar em casa, são algumas das coisas que amamos quando viajamos e que não encontramos nas nossas casas. Ainda.
Fachada do Age360, da AG7.
Fachada do Age360, da AG7.
Algumas empresas do setor estão apostando nesse modelo e oferecem nos condomínios serviços de limpeza, manutenção, transporte, alimentação e quase todo tipo de serviço por meio de aplicativos. As residências multifamiliares e os escritórios têm recepção, bares e cafés.
Mas hotelarização também significa uma forma das nossas casas acompanharem as mudanças, cada vez mais aceleradas, das nossas vidas. Outra mágica dos hotéis é hospedagem ao redor do mundo com o mesmo padrão de qualidade, mas com características locais; é poder fazer o upgrade para um quarto com uma área de escritório se estivermos à trabalho; é cancelar reservas ou estender reservas em qualquer mudança de planos.
Como nossa casa e local de trabalho podem ser uma experiência mais incrível, flexível e customizada? Precisamos continuar fazendo essa pergunta e, quando estivermos hospedados, notar os detalhes que fazem esse local especial e palco de memórias.
*Alexia Gassenferth Motter, é especialista em Gestão Colaborativa de Projetos com ênfase em BIM (Instituto IDD), formada em Engenharia Civil pela UFPR e é especialista em Planejamento e Engenharia da AG7, com atuação no AGE360.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!