Prêmio Lusófono

Arquitetura

Café de Curitiba ganha prêmio português de melhor decoração de projeto comercial

Luan Galani
10/12/2020 20:52
Thumbnail
A pequena cafeteria Coffee Box, no Centro de Curitiba, foi laureada com a 1ª edição do Prêmio Lusófono de Arquitetura e Design de Interiores, de melhor design de exteriores e interiores de comércio de pequena dimensão de todos os países de língua portuguesa do mundo. A autoria é do arquiteto curitibano Givago Ferentz, do escritório Givago Ferentz Arquitetos. O anúncio oficial foi feito nesta terça-feira (8) em Portugal.
O pizza bar Jack Pizza, em Pinhais, na Grande Curitiba, foi outro agraciado com o prêmio. O projeto também assinado por Ferentz ficou com o terceiro lugar (medalha de bronze) na categoria de melhor design de exteriores e interiores de comércio de grande dimensão.
Entre os 14 jurados da premiação, destaque para Márcio Kogan, Sarkis Semerdjian, Luís Rebelo de Andrade, Herbert Holdefer, Wair de Paula Jr., Joana Beirão e Maria Milano.

Coffee Box

A cafeteria de grab and go foi concebida sobre um conceito de decoração urbana, bastante jovial e tecnológica, com iluminação RGB e espelhos infinitos de LED.
"O partido para o projeto veio através de seu nome, remetendo a uma caixa e à energia, onde uma das principais ideias era o desenvolvimento de um espaço compacto que gere experiência dinâmica e ousada, sem abandonar o funcional", explica o arquiteto na descrição oficial do projeto.
Pensando na otimização de tempo, espaço e funções, o Coffee Box conta com um sistema de autoatendimento que traz agilidade e qualidade ao serviço. A principal cor presente no projeto é o preto, que ajuda a criar diferentes jogos de luz e sombra, além de dar um toque mais sofisticado ao espaço.

Jack Pizza

Localizado em Pinhais, na Grande Curitiba, o bar pizza ocupa um galpão industrial com decoração descontraída. Além das estruturas de concreto, tijolos e ferro aparentes, o espaço se destaca pelo amarelo e laranja vibrantes, grafites lúdicos de Nuno Skor e luminárias de acrílico em formato de caixas de pizza.
A fachada brinca com os cheios e vazios por meio de chapas de aço Corten trabalhadas. No total, o espaço conta com três pavimentos, 700 m² e 350 lugares. O mobiliário é todo em madeira, para imprimir calor ao ambiente e contrastar com os elementos mais frios do estilo industrial.
Na entrada do pizza bar, o teto é inteiro em madeira de demolição. Outros destaques são as luminárias montadas a partir de tambores recortados em tamanhos menores e a partir de trilhos de canos aparentes. Há diferentes espaços intimistas no restaurante: cantinhos arredondados, sofás para grandes grupos e pequenos espaços para poucas pessoas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!