Conteúdo e inspiração

Arquitetura

Calendário: programe-se para as feiras e eventos de design no Brasil e no mundo em 2023

HAUS
12/01/2023 13:43
Thumbnail

Principal e maior evento de arquitetura e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir 2023 acontecerá simultaneamente à DW! | Divulgação/Expo Revestir

Estamos quase na metade de janeiro e já dá pra dizer que o ano começou -- e a todo vapor! Se você gosta de visitar ou acompanhar mesmo que a distância as feiras e os eventos de design e decoração, saiba que é hora de se programar e organizar a agenda para não deixar nenhuma de fora.
Boa parte delas irá se concentrar já nos primeiros quatro meses de 2023, prometendo ampliações, novidades, inspirações e experiências que ficam na memória dos visitantes e profissionais e nas decorações das casas mundo afora.
Para te ajudar nesta organização, HAUS elencou sete das principais feiras e eventos que acontecem aqui, em solo brasileiro, e também no exterior. Confira!

Abimad

Uma das primeiras feiras do calendário 2023, a Abimad (Feira Brasileira de Móveis e Acessórios de Alta Decoração) irá abrir as portas de sua 35ª edição já no próximo dia 31 de janeiro, no São Paulo Expo. Com mais de 140 expositores, entre indústrias e designers do setor moveleiro brasileiro, a mostra segue até 3 de fevereiro. HAUS estará lá a convite da organização da feira e irá te mostrar tudo em primeira mão. A entrada é gratuita. Mais informações pelo site da Abimad.

ABCasa Fair

A feira é a maior do setor de decoração da América Latina e apresenta novidades em artigos de mobiliário e design, utensílios, flores e festas nos pavilhões do Expo Center Norte, em São Paulo. Em 2023, eles serão abertos entre os dias 7 e 11 de fevereiro, com a participação de centenas de expositores e uma programação de talks com nomes influentes destes mercados. HAUS também estará lá para te mostrar todas as novidades. Mais informações pelo site da ABCasa Fair.

Expo Revestir + Haus Decor Show

Principal e maior evento de arquitetura e acabamentos da América Latina, a Expo Revestir 2023 terá muitas novidades. Entre as principais estão a mudança de endereço, do tradicional Transamérica Expo Center para o São Paulo Expo (pavilhões 1 a 6). O motivo: nesta 21ª edição o evento vai praticamente dobrar de tamanho para receber mais de 300 expositores em 70 mil m² de área expositiva e proporcionar mais conforto aos visitantes, que lotam os corredores para conhecer tendências e lançamentos apresentados pelas gigantes das indústrias de louças, metais e acabamentos.
O calendário de março está mantido e, neste ano, a feira será realizada entre os dias 14 e 17/03. Também está mantida, mas agora sob o novo nome de FIER+, o tradicional Fórum Internacional da Expo Revestir, que costuma contar com nomes de peso da arquitetura, design e construção nacionais e internacionais em sua programação.
Outra novidade, apresentada em sinergia com o público e os produtos apresentados há décadas pela Expo Revestir, será a realização simultânea à feira âncora da 1ª edição da Haus Decor Show (pavilhões 7 e 8). Promovida e organizada pela NürnbergMesse, ela apresentará novidades dos setores de tintas e vernizes, iluminação e automação residencial.
HAUS acompanhará de perto todas essas e outras novidades para te contar tudo em detalhes durante os dias de realização das feiras. Fique ligado! Mais informações pelo site da Expo Revestir e Haus Decor Show.

DW! Design Weekend

A 12ª edição da Semana de Design de São Paulo também chegará com novidades. A feira foi antecipada para março e será realizada entre os dias 11 e 19 reunindo centenas de expositores e eventos em diferentes distritos pela cidade neste que é um dos maiores festivais urbanos de design, arquitetura, decoração e economia criativa do mundo.
Exposições, instalações, visitas guiadas, lançamentos integram a programação, que será divulgada na primeira semana de março. Para mais informações, acesse o site da DW! Design Weekend!

Milan Design Week

Vai levar menos de um ano para o mundo se voltar novamente para Milão, a "Meca" do design. A edição 2022 da Semana de Design milanesa, em junho passado, celebrou o aniversário de 60 anos do Salone del Mobile. Milano, seu evento âncora.
Em 2023, o evento retorna ao calendário tradicional e abre os pavilhões da Rho Fiera entre os dias 18 e 23 de abril. Algumas novidades já foram anunciada, como HAUS divulgou em dezembro último. Ano de Euroluce, mostra bianual voltada ao setor de iluminação, a exposição terá um novo percurso, irregular, fluido e livre, concebido pelo estúdio Lombardini22, além de espaços para a realização de workshops, talks, painéis e instalações, sob a curadoria de Beppe Finessi e vários outros jovens curadores e convidados do Salone.
O Salone Satellite, mostra voltada à exposição dos trabalhos dos jovens designers, muda de local novamente e estará abrigado dentro dos pavilhões da Euroluce. Para os demais pavilhões da feira, estão sendo pensados novos layouts com o objetivo de promover maior conexão e uma jornada de visitação mais fluida entre os espaços.
Junto dele, é realizado ainda o Fuorisalone, mostra paralela -- e igualmente relevante -- que acontece por toda a cidade. Em 2023, a programação terá início em 17 de abril e se estende até 23/04 sob o tema "Laboratório Futuro", na tradução livre para o português.

Cersaie

Maior feira mundial de revestimentos, metais, louças e mobiliário para banheiro, a Cersaie celebra em 2023 sua 40ª edição. A feira será realizada entre os dias 25 e 29 de setembro em Bolonha, na Itália. Em 2022, 624 empresas, sendo 237 delas estrangeiras, expuseram seus lançamentos para mais de 90 mil visitantes, dos quais cerca de metade também eram de fora da Itália. Mais informações sobre a Cersaie pelo site oficial do evento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!