Arquitetura

Arquitetura

Cartilha gratuita mostra como fazer moradias e reformas sustentáveis

HAUS
12/07/2021 17:54
Thumbnail
Nunca a sustentabilidade foi tão buscada na história da humanidade como agora. Segundo o Conselho Internacional da Construção (CIB), o setor é o que mais consome recursos naturais. Para minimizar os impactos ambientais, buscam-se técnicas que garantem maior eficiência e responsabilidade do início ao fim da obra. A fim de ajudar nessa transição, o Ministério do Meio Ambiente e a Basf prepararam uma cartilha gratuita de reformas sustentáveis.
A primeira coisa a se observar é a posição dos ambientes. Cada cômodo tem um local ideal para ser construído, de acordo com o clima local. “A disposição dos ambientes em uma residência pode criar condições prévias de conforto ou desconforto. Cabe ao projeto arquitetônico, por intermédio da organização da planta, assegurar o grau adequado de insolação e ventilação natural para cada ambiente”, afirma o material.
Em seguida, são destacadas uma série de dicas para o projeto de construção ou reforma. Algumas ideias na hora da escolha dos materiais que serão utilizados, desde o reaproveitamento de itens de demolição até a compra de torneiras e descargas ecológicas no acabamento.
O material fala ainda sobre investimento em aquecimento solar, lâmpadas LED, compra de eletrodomésticos com selo Procel e destinação correta dos resíduos sólidos da construção.

Baixe a cartilha gratuitamente aqui.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!