Arquitetura

Casa de vidro flutuante quer ampliar experiência turística no Mediterrâneo

Luciane Belin*
19/02/2019 19:45
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Primeira do tipo na Espanha, a casa batizada de Punta del Mar acaba de ser inaugurada no Club Náutico de Denia, no Mar Mediterrâneo. Totalmente flutuante, a construção é voltada ao mercado turístico, pensada para ser utilizada como hospedagem para hotéis e em marinas.
O projeto é do estúdio de arquitetura Mano de Santo e do KM Zero Open Innovation Hub e tem como grande destaque o fato de usar o vidro como principal componente, o que gera uma experiência de morar totalmente sensorial.
Com uma área total de 74 m², o espaço foi projetado para acomodar duas pessoas e é dividido em dois andares, ambos com iluminação e música de fundo. O primeiro piso, de 40 m², tem uma cabine com banheiro e um terraço privado que serve como uma extensão do espaço interior. O segundo tem 34 m² e é um deck projetado para relaxamento.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Outra característica da Punta de Mar é que os hóspedes têm controle contínuo de sua experiência usando um aplicativo de automação residencial que permite tomar decisões sobre aspectos específicos da acomodação, como gerenciar a iluminação, o som, as fragrâncias e o nível de segurança. Esses controles podem ser aplicados a partir da própria plataforma ou remotamente.
No quesito sustentabilidade, o projeto não gera resíduos graças a uma estrutura modular de energia elétrica, com um sistema baseado em uma tecnologia espanhola de instalação limpa chamada Plug & Go.

Quem não tem teto de vidro

A casa flutuante é construída com vidro de controle solar, um tipo de material que permite a entrada de luz, mas retém o calor, evitando que a temperatura ambiente aumente demais. São vários tipos de vidro Guardian Glass, com estrutura em vidro triplo e laminado, para reforçar a segurança e aumentar a eficiência energética. Segundo os criadores do projeto, a unidade de vidro fornece 61% de transmissão de luz e 32% de fator solar.
Fotos: Divulgação
Fotos: Divulgação
Sem excessos na decoração, o projeto é definido pelos moradores como minimalista, tendo as transparências e o vidro também em seu interior, em áreas de guarda-roupa, cabeceiras de cama e banheiro, com o objetivo de brincar com os reflexos. “A importância do vidro, assim como de todos os outros materiais que escolhemos, tem sido essencial para uma conexão total com o entorno. O vidro, em particular, deve ter um desempenho em termos de transparência que permita isso (além do isolamento), assim como assegurar vãos de grandes dimensões para resolver também a questão do conforto”, ressalta o arquiteto Francesc de Paula García, do estúdio Mano de Santo, via assessoria de imprensa.
O projeto utiliza perfis de alumínio reduzidos e fechamentos deslizantes nas portas e janelas, que ajudam a desobstruir a vista, e incorpora iluminação biodinâmica, o que significa que reproduz a luz natural de fora para dentro. À medida que o dia avança, a luz varia seu tom para se assemelhar às variações de luz natural.
*Especial para Haus, com informações da assessoria de imprensa.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!