Arquitetura

Casa amarela do antigo Bar 14 Bis é restaurada para nova função

Aléxia Saraiva
21/05/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Letícia Akemi/Gazeta do Povo | LETICIA AKEMI

O antigo Bar 14 Bis, que nos fins de tarde concentrava inúmeros estudantes da vizinha FAE Centro Universitário, vai ganhar um novo uso. O prédio amarelo na esquina da Avenida Visconde de Guarapuava com a Rua 24 de Maio será, ainda em 2018, a nova sede no Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito da FAE Centro Universitário. O terreno agora pertence ao Grupo Educacional Bom Jesus, que incorporou à instituição a premissa de valorizar a região dos seus prédios.
“A gente tem uma preocupação com os imóveis degradados no nosso entorno. Esse era um prédio usado sem cuidados, e isso sempre incomodou muito”, explica Régis Ferreira Negrão, o pró-reitor administrativo da FAE. Em 2016, surgiu a oportunidade da compra do terreno pelo grupo, que logo demonstrou interesse. Segundo ele, a previsão de inauguração do prédio é no segundo semestre deste ano.
Vizinhanca Alcoolica - Curitiba - 21- 11-12 - Caderno Educacao - Materia que trata do problema do consummo abusivo de alcool por universitarios. Bar 14 bis ao lado da FAE. Foto: Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
Vizinhanca Alcoolica - Curitiba - 21- 11-12 - Caderno Educacao - Materia que trata do problema do consummo abusivo de alcool por universitarios. Bar 14 bis ao lado da FAE. Foto: Marcelo Elias / Agencia de Noticias Gazeta do Povo
LEIA MAIS SOBRE PATRIMÔNIO DE CURITIBA

Histórico

Listado como uma unidade de interesse de preservação (UIP) do município, o prédio é uma construção do início da década de 1920, com características do fim do estilo eclético e já quase no art déco, quando são utilizadas mais formas geométricas na fachada. Quem explica é o arquiteto responsável pelo projeto e execução do restauro do edifício, Claudio Forte Maiolino. “Era um prédio residencial que tinha divisões [internas] muito menores. Hoje não tem mais nada porque, quando o bar se instalou lá, limpou tudo”.
Outra característica que mudou ao longo do tempo foi o pé-direito: originalmente, o prédio tinha dois pavimentos com 5,5 m de altura. Depois, foram construídos dois mezaninos, criando quatro andares de 2,5 m. “Quando você faz isso, o piso intermediário fica no meio da janela, que é mais alta. O que eles fizeram ali foi um piso intermediário no térreo e uma laje no segundo andar”, explica o arquiteto. E foi pra liberar as janelas mantendo os pavimentos que o arquiteto enfrentou o maior desafio da obra. “Essa laje estava em vigas no meio na janela, e para reabrir as janelas precisava cortar essas vigas. Quase a casa caiu pra desmontar aquilo”, comenta Maiolino.
A restauração, que durou cinco meses, também contemplou a fachada e o telhado. Na parte externa, foi utilizada tinta mineral na pintura, o que confere ao prédio uma aparência aveludada. Segundo o arquiteto, essa é uma escolha fundamental para a preservação de prédios históricos, já que a cal permite que as paredes respirem. “Essas casas têm umidade interna, que vêm do solo. Se você pinta com qualquer tinta moderna ela vira uma pele, impermeabilizando. E aí essa umidade fica dentro da parede e logo apodrece”, acrescenta.

Novo uso

O pró-reitor explica que o próprio Ministério da Educação (MEC) requer que os núcleos de práticas jurídicas dos cursos de direito se localizem em locais separados das instituições, já que seu objetivo é atender a comunidade externa, assessorando pessoas que não têm acesso ao sistema judiciário. O piso térreo será destinado ao atendimento, e os outros andares serão divididos entre salas para alunos e funcionários. Para Negrão, a mudança do uso do prédio é motivo de comemoração: “Um curso tradicional como o direito em um prédio com indicação de tombamento até combina!”.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!