Arquitetura

Casa em São Paulo que custou R$ 150 mil está entre as melhores construções do mundo

HAUS
19/02/2016 00:00
Thumbnail

Casa Vila Matilde: essência modernista a partir de blocos de concreto. Fotos: Terra e Tuma/Pedro Kok/Divulgação

Uma casa da Vila Matilde, em São Paulo, ganhou na categoria casa o prêmio internacional Building of the Year 2016, promovido pela edição internacional do ArchDaily, que elege, com votação popular, entre milhares de projetos as 14 melhores construções do mundo.
A moradia foi projetada com orçamento restrito, de apenas R$ 150 mil. O escritório de arquitetura paulistano Terra e Tuma é o responsável pelo projeto e abraçou um desafio dos grandes. A casa antiga estava com sérios problemas de estrutura e salubridade e cercada por outras habitações.
A residência  era para a mãe do cliente, de setenta e poucos anos, que não gostaria de se mudar a fim de ficar próxima dos parentes e evitar deslocamentos desnecessários.
E tanto os projetos quanto a obra deveriam se adequar aos restritos recursos financeiros da família. Por isso, os arquitetos lançaram mão de soluções simples, como os blocos de concreto, que proporcionam um visual clean e industrial. O resultado é uma arquitetura racional e bonita.
“Levantada a bandeira, cabia a nós e a uma rede de colaboradores mantê-la de pé. Sabíamos que uma vez iniciado o movimento, não haveria volta, tinha de dar certo até o fim”, contam os arquitetos do escritório.
A casa está implantada em um lote com 4,8 metros de largura por 25 metros de profundidade. No térreo, sala, lavabo, cozinha, área de serviço e suíte, a fim de atender à demanda da moradora.
O maior desafio foi a fase inicial da obra. Foram quatro meses demolindo cuidadosamente a casa antiga, ao mesmo tempo em que se executavam as fundações e arrimos que escoravam as casas vizinhas, apoiadas em seus muros de divisa.
Uma articulação entre lavabo, cozinha, área de serviço e um jardim interno conectam a sala, localizada na parte frontal, e os quartos localizados na parte posterior. Na área central da casa, o pátio cumpre a função essencial de iluminar e ventilar.
No pavimento superior uma suíte foi projetada para receber visitas, totalizando uma área de 95m². A área sobre a laje da sala foi apropriada como horta, e poderá ser coberta, ampliando o programa da casa a fim de atender a futuras demandas.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!