SFco 179

Arquitetura

Casa do escultor Ricardo Tod vira refúgio urbano em meio ao centro histórico de Curitiba

Isadora Rupp, especial para a HAUS
22/04/2021 12:44
Thumbnail

Atrás do portão laranja se “esconde”um refúgio urbano, onde o único barulho são os sinos da catedral de Curitiba. | Leticia Akemi/Gazeta do Povo

No início dos anos 2010, a Rua São Francisco, um dos marcos do centro histórico de Curitiba, vivia seu auge. Após uma revitalização completa e a chegada de diversos empresários que viram nas poucas quadras potencial para ocupação da região, a rua fervilhou e se transformou em point cultural. Outro marco foi a construção da Praça de Bolso do Ciclista em um pequeno terreno de 100 m2 no final da rua, ação coordenada na época por ativistas da Cicloiguaçu e interessados da sociedade civil.
Com a reocupação, uma recaída da rua parecia improvável. A partir de 2016, porém, ameaças de traficantes que atuavam no local geraram conflitos com empresários - alguns inclusive tiveram seus estabelecimentos depredados . E, aos poucos, o logradouro se esvaziou novamente. Agora, um novo grupo criou o que eles definem como um “projeto de regeneração”,  a SFco 179, um refúgio urbano localizado no prédio onde foi o ateliê e casa do escultor Ricardo Tod, o criador da Fonte da Memória, mais conhecido como o “Cavalo Babão”, no centro do Largo da Ordem.
O imóvel, que foi uma ferraria no século XIX e já foi sede da Guairacá Cultural e de um teatro, agora abriga o multiespaço. Quem interfona no portão alaranjado e adentra o local esquece que está em pleno centro da cidade: é possível admirar a construção histórica enquanto se toma um café, ou vinho, embaixo da sombra de uma parreira, que foi plantada pelo próprio Tod.
No espaço estão operações distintas, como a Tijolo CWB (vinho e gastronomia), o café Royalty Coffee, a NØS TEE Factory, de impressão de camisetas, e a Soma Galeria, que trabalha com arte contemporânea e mudou de endereço para somar ao projeto. Ainda esse ano deve ser aberta também uma loja de design da Moca Arquitetura e uma sala para residências artísticas no espaço onde foi o quarto do artista Ricardo Tod.
“É algo simples e sem frescura. Tudo o que sobrou ou que encontramos aqui a gente manteve. Usamos ferro, e resíduos de obras do Ricardo Tod, como a porta de ferro da entrada. Na sala Tijolo, mantivemos um desenho que ele fez à lápis na parede. É um espaço sensacional que estava em desuso. Em pleno centro da cidade e é uma paz só. A única coisa que você escuta é o sino da catedral”, conta Mário Nicolau, um dos fundadores do projeto. “Mas eu me autodenomino síndico da São Francisco 179”, brinca.
Passada a pandemia de coronavírus - ainda em curso - o que obrigou o espaço a se manter fechado operando apenas com delivery ao longo das últimas semanas - a ideia é que a Sfco 179 possa servir também para eventos e lançamentos corporativos. Porém, mantendo a essência de ser um local tranquilo, com uma operação mais diurna do que noturna, fala Nicolau.
“Nos consideramos um espaço de convivência entretenimento e lazer, num lugar legal e seguro. Independente da pandemia e da localização, nunca seremos um espaço para 200 pessoas. Queremos manter essa exclusividade e a sensação de que pessoa possa ficar aqui, trabalhar, ter entretenimento e ficar longe do fluxo da rua”, salienta.

Ocupar e ocupar 

Diretora e produtora-executiva da Soma Galeria, que se dedica à arte contemporânea, Malu Meyer mudou a sede física da Soma para a SFco 179 impulsionada principalmente pela amplitude do projeto. “Instiga-me estar ocupando o centro. A rua é maravilhosa e acredito que é uma forma de contribuir com a cena cultural da cidade, e de certa forma facilitar o acesso. Precisamos de pessoas nesse centro, ocupando os imóveis do entorno”, fala.
O espaço interno da Soma.
O espaço interno da Soma.
Segundo ela e Nicolau, o refúgio urbano não é apenas uma iniciativa comercial; eles estão em contatos com órgãos públicos, prefeitura e outras entidades para que possam compor a ideia junto ao governo. “É um projeto de regeneração que acreditamos para a rua e estamos, como pessoas físicas e empreendedores, fazendo na raça”, frisa Nicolau.
Serviço: 
As operações da Sfco 179 funcionam de terça a domingo das 10h às 22h mas podem ser alteradas (cheque antecipadamente no Instagram @sfco179 e @Tijolo.cwb). O portão está sempre fechado e é só interfonar para ser atendido. O espaço é Pet Friendly, conta com local para estacionar bicicletas e tem convênio com estacionamentos próximos. O local segue as regras dos decretos municipais em decorrência da pandemia de Covid-19 e opera apenas por delivery enquanto essas regras estiverem vigentes.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!