Arquitetura

Pinhão inspira formato de casa de campo monumental

HAUS
27/12/2019 10:57
Thumbnail

Projeto do escritório Mareines Arquitetura remete ao formato de um pinhão. Foto: Leonardo Finotti | mareines+patalano¶2016

Fugir da arquitetura clássica dos alpes europeus predominante em Campos de Jordão (SP) era o principal objetivo dos arquitetos Ivo Mareines (Mareines Arquitetura) e Rafael Patalano (Patalano Arquitetura) ao projetar uma casa de campo na região. Para isso, em vez em importar estilos, eles se voltaram a uma influência local para conceber seu desenho: o pinhão, semente típica da Araucária, árvore abundante na região.
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
A forma orgânica cria curvas ao longo de toda a casa, da fachada aos interiores — substituindo, por exemplo, escadas por rampas e paredes retas por curvas, formando uma planta com formato elíptico. No andar inferior da casa ficam a garagem e a rampa de acesso ao andar social, a qual circunda uma adega.
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
Já os andares superiores incluem quatro suítes principais, um escritório com vista de 180 graus para as montanhas e uma piscina coberta com spa. O projeto, concluído em 2016, totaliza uma área de 1,3 mil metros quadrados.
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
“A ideia de entender o que nos pede a terra, com suas plantas, clima e figuras humanas. Encontramos uma terra rica em artesãos, uma natureza deslumbrante aonde domina pinheiros selvagens e principalmente Araucárias, e um clima frio e seco exigindo necessariamente proteção e acalanto para os futuros usuários da casa”, diz o memorial do projeto.
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
São dois os principais materiais utilizados na casa: pedra e madeira, que se combinam a estruturas metálicas e vidros nas janelas generosas dos ambientes. O objetivo era combinar o aconchego com a valorização da floresta ao redor da casa, criando espaços com vistas privilegiadas para as Araucárias.
Foto: Leonardo Finotti
Foto: Leonardo Finotti
A ideia de trabalhar materiais abundantes na região também favoreceu o trabalho de artesãos locais, que colaboraram na execução do projeto.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!