Arquitetura

Casa projetada para condições extremas pode ser instalada até sobre lagos

HAUS
17/09/2017 20:12
Thumbnail
Montanhas, lagos ou outros locais remotos e com condições extremas. Para quem já se imaginou morando ou passando uma temporada em um desses lugares, o protótipo da casa compacta DD16 se apresenta como o abrigo ideal.
Projetada pelo arquiteto Ivan Ovchinnikov, do estúdio russo Bio Architects, a casa é composta por dois módulos pré-fabricados que somam 16 m² e pode ser transportada até de helicóptero até seu endereço, que pode ser fixo ou móvel.
A madeira laminada é a base da estrutura da DD16, que recebe uma camada de espuma de poliuretano. Além de ajudar a reduzir o peso dos acabamentos internos, ela atua como isolante. O acabamento externo é feito com folhas de alumínio.

Planta

Os 16 m² de área útil da casa compacta contemplam todos os ambientes necessários ao conforto de seus hóspedes ou moradores. Há quarto com cama de casal, cozinha com mesa de jantar, banheiro com chuveiro e área de descanso. Eletrodomésticos, como geladeira embutida, forno e máquina de lavar roupas estão incluídos no projeto.
Nichos ocultos são utilizados para guardar de objetos a comidas. Os espaços livres em peças do mobiliário, como gavetas e nichos da cama, também são usados para armazenamento. Outros móveis, por sua vez, podem ser dobrados ou ter seu uso transformado.

Autonomia

Abusando do uso do vidro, que contribui para o aproveitamento da luz natural, a casa DD16 conta com outros mecanismos voltados à sustentabilidade e autonomia. Entre eles estão a captação da energia solar para aquecimento e iluminação e o reaproveitamento de água, além do banheiro biológico.
No final de 2016, a casa DD16 foi instalada em um lago. O objetivo do escritório é testá-la em diferentes condições para demonstrar sua versatilidade em ambientes extremos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!