Arquitetura

Casas agarradas em penhascos são o futuro das cidades

HAUS
06/06/2017 10:52
Thumbnail

Fotos: Divulgação

A escassez de terrenos edificáveis é uma realidade em todo o mundo que tem testado a criatividade e inteligência dos arquitetos. A empresa sueca Manofactory levou as soluções inovadoras para as cidades a um novo patamar, literalmente. A pergunta que aparentemente segura nossas casas no chão é: “por que precisamos construir sempre no nível do solo?”
Assim surgiram as casas em penhasco. A ideia veio da observação dos hábitos de diversos animais, em especial os pássaros, que fazem seus ninhos nas alturas, em árvores ou fendas de rochas. O que os designers e arquitetos do escritório sueco fizeram foi criar casas simples com vários quartos, janelas e proteção climática para as formações rochosas de todo o norte da Escandinávia. A invenção foi batizada de Nestinbox (Ninho na Caixa, em tradução livre).
As casas de madeira tem estruturas metálicas que as seguram nas rochas. De longe parecem desafiar a gravidade. Internamente, a casa é organizada em três pavimentos, com uma área de estar de 50 m², semelhante ao padrão de unidades residenciais de cidades como Londres.
Cada unidade contém uma cozinha e sala de jantar, sala de estar, banheiro, um quarto de casal e um espaço de estúdio que pode ser convertido em um segundo quarto. Uma escada em espiral central conecta os três andares, com um grande vazio no primeiro pavimento, criando uma sensação de amplitude, coesão e abertura, apesar do arranjo compacto.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!