Casas parasitas começam a fazer parte do espaço urbano de Paris

Módulos instalados na cobertura de prédios ampliam capacidade de moradias e custam até 40% a menos do que imóveis tradicionais

Box-Casa-parasita-paris

Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações. Fotos: Stéphane Malka Architecture / Divulgação

por HAUS

10/08/2016

compartilhe

A região às margens do rio Sena, em Paris, está entre os endereços mais caros do mercado imobiliário do mundo. Os terrenos escassos e a necessidade de acomodar cada vez mais pessoas — hoje são mais de 2,2 milhões de habitantes para os “minguados” 105 km² da capital francesa –, faz com que arquitetos busquem soluções criativas.

Box-Casa-parasita-paris

A mais nova vem de Stéphane Malka que deu vida ao projeto 3BOX, que são moradias construídas como anexos nos telhados de prédios, comportando-se de maneira parecida às espécies parasitas que se fixam em árvores ou animais. Por ser um sistema modular, as “casas parasitas” podem ser ampliadas caso a família venha a necessitar de mais espaço.

Box-Casa-parasita-paris

Essas unidades habitacionais são possíveis graças à Lei Alur, que busca melhorias no acesso à habitação na cidade por meio do controle nos preços de aluguel e incentivo à construção de casas acessíveis.

Os proprietários dos prédios que cedem seu terraço para a construção desses anexos, recebem em troca melhorias e reformas no imóvel. São feitos reparos na fachada, troca de elevadores e esquadrias., entre outros.

Box-Casa-parasita-paris

“Construir em cima de telhados não é apenas uma solução ecológica e econômica, que está trabalhando contra a expansão urbana que mata a ligação social. É também uma forma contemporânea para descobrir novas perspectivas da cidade, uma nova Paris acima do horizonte”, defende Malka no site oficial do escritório.

Preço

Box-Casa-parasita-paris

O desenvolvedor do projeto estima que as 3BOX sejam vendidas por um valor cerca de 40% menor do que as convencionais, já que não há custos com loteamento e a construção é modular.

As três primeiras unidades do projeto, que tem 180 metros quadrados cada uma, ficarão prontas em cerca de oito meses e serão vendidas por 680 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões).

Box-Casa-parasita-paris

Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações.
Foto: Stéphane Malka Architecture / Divulgação

Para os padrões brasileiros o valor não parece nada acessível, porém um apartamento na mesma região de Paris, custa perto de 10 mil euros o metro quadrado, ou seja, um imóvel com a mesma metragem custaria aproximadamente 1,8 milhão de euros.

LEIA TAMBÉM

Conheça o projeto inspirado em partituras de uma escola de música e dança

 

Prédio centenário é recuperado e volta a ser hotel no Rio

Siga o roteiro e desvende a Curitiba modernista

Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você