Arquitetura

Casas parasitas começam a fazer parte do espaço urbano de Paris

HAUS
10/08/2016 12:33
Thumbnail

Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações. Fotos: Stéphane Malka Architecture / Divulgação

A região às margens do rio Sena, em Paris, está entre os endereços mais caros do mercado imobiliário do mundo. Os terrenos escassos e a necessidade de acomodar cada vez mais pessoas — hoje são mais de 2,2 milhões de habitantes para os “minguados” 105 km² da capital francesa –, faz com que arquitetos busquem soluções criativas.
A mais nova vem de Stéphane Malka que deu vida ao projeto 3BOX, que são moradias construídas como anexos nos telhados de prédios, comportando-se de maneira parecida às espécies parasitas que se fixam em árvores ou animais. Por ser um sistema modular, as “casas parasitas” podem ser ampliadas caso a família venha a necessitar de mais espaço.
Essas unidades habitacionais são possíveis graças à Lei Alur, que busca melhorias no acesso à habitação na cidade por meio do controle nos preços de aluguel e incentivo à construção de casas acessíveis.
Os proprietários dos prédios que cedem seu terraço para a construção desses anexos, recebem em troca melhorias e reformas no imóvel. São feitos reparos na fachada, troca de elevadores e esquadrias., entre outros.
“Construir em cima de telhados não é apenas uma solução ecológica e econômica, que está trabalhando contra a expansão urbana que mata a ligação social. É também uma forma contemporânea para descobrir novas perspectivas da cidade, uma nova Paris acima do horizonte”, defende Malka no site oficial do escritório.

Preço

O desenvolvedor do projeto estima que as 3BOX sejam vendidas por um valor cerca de 40% menor do que as convencionais, já que não há custos com loteamento e a construção é modular.
As três primeiras unidades do projeto, que tem 180 metros quadrados cada uma, ficarão prontas em cerca de oito meses e serão vendidas por 680 mil euros (cerca de R$ 2,7 milhões).
Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações.<br>Foto: Stéphane Malka Architecture / Divulgação
Primeiras 3Box são construídas em Paris e se mostram como alternativa para ampliar o número de habitações.<br>Foto: Stéphane Malka Architecture / Divulgação
Para os padrões brasileiros o valor não parece nada acessível, porém um apartamento na mesma região de Paris, custa perto de 10 mil euros o metro quadrado, ou seja, um imóvel com a mesma metragem custaria aproximadamente 1,8 milhão de euros.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!