Arquitetura

“Casas pela metade” são solução de arquiteto premiado para problema habitacional

HAUS
05/07/2018 20:30
Thumbnail

Foto: reprodução/99 Percent Invisible

O que é melhor: ter uma casa menor e de qualidade ou uma maior, mas com mais chances de apresentar problemas? Se depender do arquiteto Alejandro Aravena, vencedor do Pritzker Prize de 2016, definitivamente a resposta é a primeira opção.
O escritório de arquitetura Elemental, liderado por Aravena, desenvolveu uma ideia baseada nessa premissa durante a construção de um novo plano diretor na cidade de Constitución, no Chile. Em 2010, a cidade foi atingida por um terremoto de magnitude 8,8 — segundo maior do mundo nos últimos 50 anos —, que matou mais de 500 pessoas e destruiu 80% dos prédios da cidade.
LEIA TAMBÉM
Foto: reprodução/99 Percent Invisible
Foto: reprodução/99 Percent Invisible
Como a construção de novas casas individuais teria um alto custo, a solução encontrada foi construir para os moradores apenas o suficiente. O escritório lançou a ideia de construir apenas metade das casas a partir do investimento do governo chileno, deixando a cargo dos próprios moradores a construção da outra metade, para quando pudessem e desejassem aumentar o imóvel. O projeto foi aplicado no bairro de Villa Verde.
Foto: reprodução/99 Percent Invisible
Foto: reprodução/99 Percent Invisible

O projeto das casas

Os imóveis têm dois andares e são divididas pela metade. Uma delas fica totalmente pronta para morar, enquanto a outra tem um espaço vazio, a ser construído. Nessa segunda metade, os moradores pagam pela construção, mas ganham a liberdade de mudar a planta do projeto. O sistema construtivo das casas de Villa Verde é pensado para não cair em situações de abalos sísmicos ou inundações.
A iniciativa gerou polêmicas pelo fator surpreendente do projeto, sob o argumento de que a possibilidade de receber uma casa inteira é melhor do que apenas a metade. Mas o fato é que, desde 2016, quando foi iniciado o projeto, várias casas já ganharam sua segunda parte, garantindo sua eficiência.
Foto: reprodução/99 Percent Invisible
Foto: reprodução/99 Percent Invisible
Segundo o site 99 Percent Invisible, a ideia de construir uma casa aos poucos não é exatamente uma novidade na área. A abordagem tem suas raízes em uma metodologia de construção popularizada pelo arquiteto John F. C. Turner em um ensaio publicado em 1972, “Habitação como um verbo”. Nele, Turner argumenta que a habitação não é uma unidade estática que é embalada e entregue às pessoas. Em vez disso, ela deve ser concebida como um projeto contínuo, no qual os moradores são co-criadores — o que certamente soa como uma inspiração para o projeto concretizado por Aravena.
A Elemental já havia experimentado casas de baixa renda em Iquique, Chile, que seriam construídas a 7,5 mil dólares por unidade para cem famílias.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!