Arquitetura

Arquitetura

Grupo defende técnicas tradicionais e medievais na reconstrução da Catedral de Notre-Dame

Luan Galani
14/07/2020 16:58
Thumbnail

Foto: Reprodução

Um grupo de 25 carpinteiros voluntários franceses se reuniram na última semana na Normandia para construir uma réplica exata de parte da estrutura de madeira do telhado da Catedral de Notre-Dame de Paris que havia sido destruída no incêndio de abril de 2019.
A intenção do grupo, que se autodenomina Carpinteiros Sem Fronteiras, é mostrar para as autoridades francesas que a madeira e técnicas tradicionais medievais de construção ainda são uma das melhores soluções para a reconstrução da igreja. E evitar opções arquitetônicas com concreto e aço.
Para construir essa grande estrutura, que é apenas uma das 25 que integrariam a estrutura da catedral, os artesãos levaram apenas uma semana. A única diferença é que a o telhado original de Notre-Dame era feito com carvalhos, e atualmente não existem árvores tão antigas e em número suficiente no território francês.
Para o arqueólogo Frédéric Epaud, da Universidade de Tours, em entrevista a AFP, "é uma demonstração de que as técnicas tradicionais são viáveis do ponto de vista econômico e do ponto de vista técnico".
Na última semana o presidente francês Emmanuel Macron deu sua aprovação para uma reconstrução fiel da catedral, mas os detalhes de como isso será feito ainda não foram anunciados.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!