Arquitetura

Centro Europeu promove curso sobre restauração de bens culturais

Felipe Gonçalves
04/02/2017 20:51
Thumbnail

Iniciativa da escola profissional Centro Europeu serve como aperfeiçoamento para profissionais em atividade, e também para curiosos pelo trabalho de restauração (Imagens/Divulgação)

Em breve, Curitiba vai ter um curso focado em preservação e restauro de bens culturais, como edifícios históricos e obras de arte. A iniciativa é do Centro Europeu e tem como público alvo profissionais das áreas de arquitetura e engenharia que já atuem no mercado de restauro, ou pessoas que tenham curiosidade pelo ofício da restauração.
O curso, previsto para iniciar já em março, terá aspecto prático e teórico, mas com vertentes cientifica e técnica. “Serão módulos que envolvem história da arquitetura, métodos de construção e conservação preventiva – que é extremamente importante, para evitar a necessidade de intervenções maiores”, explica Rosina Parchen, arquiteta especialista em restauração, e coordenadora do curso.
Curso será ministrado por profissionais de restauração de edifícios e obras de arte
Curso será ministrado por profissionais de restauração de edifícios e obras de arte
Os alunos terão a oportunidade de atuar em laboratórios e ateliês, compreendendo sobre patologias e fungos que podem causar danos aos bens, como pinturas e obras de arte. Também terão visitas guiadas a canteiros de obras de restauração e Centros Históricos, para compreensão de como funciona o trabalho de preservação de conjuntos.
As aulas serão ministradas presencialmente, com professores que atuam no mercado da restauração, tanto de edifícios como de obras de arte e madeira. Os alunos também terão acesso a conteúdos como a atuação do profissional de restauro no Brasil e legislação no campo de trabalho.
Além de aulas teóricas e práticas, alunos terão a oportunidade de visitar canteiros de obras e de trabalhar em laboratórios e ateliês
Além de aulas teóricas e práticas, alunos terão a oportunidade de visitar canteiros de obras e de trabalhar em laboratórios e ateliês
O curso de Restauro e Conservação de Edifícios e Obras de Arte tem previsão de quatro meses de duração, e será realizado na sede do Centro Europeu no Batel. Os interessados podem ter mais informações pelo telefone (41) 3026-6669, ou pelo site do Centro Europeu.

Leia também:

Após restauro, biblioteca mais antiga do mundo reabre no Marrocos

Cidade portuguesa famosa pelos azulejos começa restauro de suas principais fachadas

A casa em Curitiba que desafiou as ordens de Hitler

Entre rosas, pinturas e um bispo, conheça as histórias do casarão sueco de Curitiba

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!