Arquitetura

Certificação internacional que mede índices de qualidade de vida dos empreendimentos chega ao Brasil

Luciane Belin*
26/02/2020 20:04
Thumbnail

AGE 360 será primeiro edifício curitibano a receber o selo Fitwel. Foto: Divulgação

Certificações ambientais que visam incentivar a adoção de práticas sustentáveis nas construções não são novidade, mas agora a preocupação parece ter evoluído também para a qualidade de vida e o bem-estar dos moradores.
A primeira grande certificação internacional desenvolvida por especialistas em saúde e design, a Fitwel, já está em 40 países e chega ao Brasil, incentivando a priorização de características que vão desde a qualidade do sono até o humor e a saúde mental.
AGE 360 será localizado no Ecoville e terá 123,51 metros de altura. Imagem: divulgação
AGE 360 será localizado no Ecoville e terá 123,51 metros de altura. Imagem: divulgação
Lançada em 2019 nos Estados Unidos, a Fitwel se divide entre projetos de Design e de Construção, e observa a aplicação de conceitos que garantam uma rotina mais saudável – física e mentalmente – aos moradores e frequentadores dos espaços.
Embora seja recente, a certificação já tem mais de 370 edifícios contemplados, entre os quais está o AGE 360, novo empreendimento da AG7, arranha céu em construção no Ecoville, em Curitiba.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Na contramão da tendência de hiperconectividade e ultrapraticidade nas moradias, o selo demonstra uma preocupação justamente com a desconexão – menos tecnologia, mais tempo de ócio e reflexão, mais perto da natureza, da luz natural, onde o ar seja puro e limpo.
De acordo com a médica e sócia-executiva da incorporadora AG7, Dra. Andressa Gulin, que é também embaixadora da Fitwel no Brasil, a chegada do selo preocupado com o bem-estar é um indicativo de que a mudança de mindset para um menos acelerado começa pelo morar.
“Não há dúvidas que para viver melhor, precisamos novamente adaptar nossos ambientes para estimular um estilo de vida mais saudável, inserindo qualidade de vida no dia a dia das pessoas. Está na hora de começar a tratar os nossos lares como um investimento ao nosso bem-estar e na nossa saúde, e não apenas financeiro”, disse, via assessoria de imprensa.

LEIA TAMBÉM

*Especial para Haus

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!