Patrimônio

Arquitetura

Inscrições abertas para palestras online e gratuitas sobre arquitetura italiana construída no PR

Luan Galani
16/09/2020 16:51
Thumbnail

Bassano del Grappa, no Vêneto, de onde vieram muitas famílias italianas para o Paraná. Foto: Fábio Domingos/Reprodução

No próximo dia 26 de setembro o Centro de Estudos Vênetos no Paraná (Cevep) vai oferecer oito palestras gratuitas e on-line sobre a paisagem arquitetônica da imigração italiana no Paraná com arquitetos, historiadores e antropólogos que já se debruçaram sobre o tema. As apresentações serão via Zoom, das 14h às 16h. As inscrições são limitadas a 100 vagas e podem ser feitas aqui.
De acordo com o arquiteto Moisés Stival, que atua na regional paranaense do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan-PR) e é vice-coordenador do Cevep, o estudo da questão italiana no Paraná começou no grupo sob o viés linguístico, com a pesquisa do dialeto italiano Talian.
"A gente achou por bem fazer uma palestra para mostrar uma apresentação das pesquisas realizadas sob o tema e as perspectivas que temos de novas ações, como a possível identificação e mapeamento do patrimônio cultural construído em todo o Paraná e posteriormente discutir como auxiliar na proteção desses bens nas esferas municipais, estaduais ou federais", revela o arquiteto.
Casa Faccin em Comunidade Independência, Pato Branco, construída no início da década de 1960. Foto: Marco Antonio Minozzo Gabriel
Casa Faccin em Comunidade Independência, Pato Branco, construída no início da década de 1960. Foto: Marco Antonio Minozzo Gabriel
Segundo Stival, a intenção é também compreender melhor qual a relação dos descendentes de italianos com esses espaços carregados de memória da própria etnia. "Qual a relação deles com esses espaços? Há relação? Não há? Estão abandonados? Queremos promover esses estudos e reflexões."
Participam do Cevep cerca de 30 integrantes das mais variadas áreas do conhecimento, como Linguística, Arquitetura, Comunicação, e História, de diversas instituições de ensino, do poder público e de associações italianas, como UniCentro, UFPR, PUCPR, UP, Iphan, Museu Cristòforo Colombo, Associazione Veneti nel Mondo, entre outros. Interessados podem entrar em contato pelo e-mail cevep.talian@gmail.com.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!