Arquitetura original

Arquitetura

China limita arranha-céus, proíbe plágio e quer ser uma potência também na arquitetura

Luan Galani
28/05/2020 20:43
Thumbnail

Detalhes da Cidade Proibida, na China, representa um dos grandes patrimônios históricos do país asiático, que deve ser ainda mais protegido a partir de agora. | Bigstock

A China se prepara para ser uma superpotência também na arquitetura. No dia 27 de abril o Ministério de Habitação e Desenvolvimento Urbano-Rural do país asiático publicou novas diretrizes para a arquitetura chinesa.
Como atesta o documento, está "estritamente proibido plágio, imitação e comportamento imitador de edifícios". A nova política proíbe também a construção de arranha-céus com mais de 500 metros de altura e ainda indica que prédios com mais de 250 metros devem ser "severamente restringidos".
Guangdong é uma cidade chinesa construída à imagem e semelhança de Hallstatt, na Áustria.
Guangdong é uma cidade chinesa construída à imagem e semelhança de Hallstatt, na Áustria.
E pede por uma sensibilidade paisagística, obrigando a proteger o patrimônio histórico, de casinhas tradicionais a prédios mais importantes, como relíquias culturais. O governo sentencia ainda, por meio do ato administrativo, que um comitê será criado para remediar várias "doenças urbanas" criadas ao longo dos anos com edifícios megalomaníacos, estranhos e que tentam imitar grandes ícones turísticos do resto do mundo.
O governo chinês justifica a nova diretiva no próprio documento: "o estilo arquitetônico dos prédios e do planejamento urbano são a unidade orgânica da imagem externa e do espírito de uma cidade, refletindo sua qualidade cultural". Por isso, mudanças são necessárias para acompanhar nosso tempo, "para implementar políticas públicas de construção que sejam democráticas, econômicas, sustentáveis e belas; para fortalecer a arquitetura do país e sua autoconfiança".
Via Chunxi com a torre do relógio ao fundo, em Chengdu.
Via Chunxi com a torre do relógio ao fundo, em Chengdu.
Por fim, e não menos importante, o documento pede para autoridades locais adotarem formas de publicizar e popularizar a cultura da arquitetura em toda a sociedade, para uma vida melhor.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!