Arquitetura

Cidade no Paraná terá o primeiro aeroporto sustentável do Brasil

Bruno Gabriel*
16/07/2019 19:03
Thumbnail

Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu será o mais sustentável do Brasil com a inclusão de medidas para geração de energia e reaproveitamento de água. Foto: Reprodução

O Aeroporto Internacional das Cataratas, em Foz do Iguaçu, deve ser o primeiro aeroporto sustentável do Brasil. No dia 28 de junho, a Infraero e a Itaipu assinaram um protocolo de intenções para marcar o início do projeto que pode representar um marco para as questões ambientais no país.
De acordo com Luiz Felipe Carbonell, diretor de coordenação da Itaipu, o projeto ainda está sendo construído, mas as propostas iniciais incluem a implementação de veículos elétricos ou movidos a biogás, a utilização de painel fotovoltaico para geração de energia elétrica e o reaproveitamento da água. “Estamos discutindo a viabilidade de cada proposta, inclusive as que envolvem a recuperação do meio ambiente, mas tudo isso requer estudo aprimorado”, diz.
O diretor indica que as propostas devem ser aplicadas por meio de convênios e que a Itaipu direcionará os trabalhos. Por meio de sua assessoria de imprensa, a Infraero ressaltou a importância da parceria com a usina hidrelétrica. “A Itaipu tem forte expertise na área ambiental e está no mesmo raio de ação do aeroporto. É mútuo o nosso interesse em promover ações para aproveitamento de energia renovável e divulgação dos projetos nessa área”.
De acordo com a Infraero, a escolha do aeroporto de Foz do Iguaçu também se deu pelo potencial turístico que tem a cidade. Carbonell complementa: “temos uma área em que o meio ambiente é visto como mote do turismo. Isso é de interesse da comunidade e fortalece um polo brasileiro”.
A Infraero também está elaborando um plano de conscientização para passageiros, usuários, companhias aéreas e comunidade em geral do aeroporto. O objetivo é incentivar a separação de lixo reciclável, a redução do uso de plástico, a preferência por produtos biodegradáveis na limpeza e o consumo de itens orgânicos na alimentação.

Aeroportos sustentáveis no mundo

O primeiro aeroporto famoso por ações sustentáveis foi o O’Hare, em Chicago, nos Estados Unidos. Em 2003, ele foi o responsável por criar um sistema que certifica todos os tipos de procedimentos, desde a manutenção até o que acontece nos hangares, o Sustainable Airport Manual. Desde então, questões como redução dos níveis de ruído, proteção de fauna e flora, assim como a melhoria da qualidade do ar ganharam mais atenção.
Outro exemplo é o aeroporto de Incheon, na Coreia do Sul. Nele, as placas fotovoltaicas são as responsáveis pela eletricidade, sendo que a luz também é fornecida naturalmente por um teto de vidro.

LEIA TAMBÉM

*especial para Gazeta do Povo

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!