Arquitetura

Cidades europeias propõem batizar ruas em homenagem a Marielle Franco

Aléxia Saraiva
15/03/2019 22:00
Thumbnail

Escadaria em homenagem a Marielle Franco no bairro de Pinheiros, em São Paulo (SP). Foto: Twitter/ @luduvicu

Um ano após o assassinato da vereadora carioca Marielle Franco (Psol), diferentes cidades europeias relembraram o crime demonstrando a intenção de homenageá-la, batizando ruas com seu nome. Foi o caso das cidades de Florença, na Itália, e Paris, na França, que nesta quinta-feira (14) divulgaram propostas de criar espaços em memória da vereadora.
Em Florença, os autores da proposta foram a Conferência Geral Italiana do Trabalho (CGil), considerado o mais importante sindicato do país, e a Casa do Brasil em Florença. Em seu site, eles pedem à Prefeitura de Florença que considere dar o nome da vereadora a uma rua ou praça da cidade. Eles argumentam que a comunidade brasileira na cidade é forte e ativa, e que a prefeitura deveria prestar essa homenagem.
“Marielle Franco hoje é o símbolo, no Brasil e no mundo, da luta das mulheres, da defesa dos direitos humanos, da nova resistência contra todas as formas de opressão. Seu assassinato é mais um exemplo dos perigos enfrentados pelos defensores dos direitos humanos. Por estas razões, consideramos um dever prestar homenagem à memória de Marielle“, afirma a nota.
Na França, a prefeita de Paris Anne Hidalgo tornou pública sua proposta de homenagear Marielle. Em sua conta do Twitter, ela escreveu: “Marielle Franco foi assassinada há um ano. Vereadora do Rio de Janeiro, ela se engajou na luta contra o racismo, a homofobia e as violências policiais. Em sua memória, nós iremos propor a criação de um lugar dedicado a ela no próximo Conselho de Paris”. 
Marielle Franco a été assassinée il y a un an. Conseillère municipale de Rio de Janeiro, elle était engagée dans la lutte contre le racisme, l’homophobie et les violences policières. À sa mémoire, nous proposerons au prochain Conseil de Paris qu’un lieu lui soit dédié. pic.twitter.com/gSppbZVffJ
— Anne Hidalgo (@Anne_Hidalgo) 14 de março de 2019

O Conselho de Paris delibera sobre temas importantes da cidade de Paris e tem de 8 a 10 encontros por ano, que duram de três a quatro dias. A próxima sessão acontecerá nos dias 1º a 3 de abril. Uma lista prévia de temas a ser debatidos é divulgada com 12 dias de antecedência do evento.
LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!