Arquitetura

Cientistas suecos criam primeira madeira transparente

HAUS
14/04/2016 01:00
Thumbnail

No futuro a tecnologia poderá ser usada em janelas e fachadas, aumentando exponencialmente a economia de energia elétrica, e servindo também como base para os novos painéis fotovoltaicos. Foto: Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia/Divulgação

Cientistas do Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia, em Estocolmo, anunciaram a criação da primeira madeira transparente. O feito foi recentemente publicado no periódico Biomacromolecules, da Sociedade Americana de Química, e, em um futuro próximo, promete causar grande impacto sobre a arquitetura e as cidades.
LEIA MAIS
A madeira transparente é criada por meio de um processo químico que remove a lignina, um importante componente orgânico das células vegetais, que ajuda a conferir rigidez, impermeabilidade e resistência contra ataques biológicos. Ao retirar a molécula da placa de madeira, ela se torna branca.
O próximo passo dos pesquisadores suecos foi impregnar o material em nível nano com um polímero transparente, que, ao mudar o volume da celulose, casa com as propriedades óticas das células, tornando a madeira transparente.
Segundo Lars Berglund, do Departamento de Química e Engenharia da instituição, que liderou a pesquisa, os painéis translúcidos podem ser empregados não apenas em janelas e fachadas, facilitando a entrada de luz solar enquanto preserva a privacidade dos ocupantes das construções, como também podem ser meios efetivos e mais baratos de cobrir as células fotovoltaicas.
O próximo passo dos pesquisadores é aprimorar a tecnologia ainda mais para atingir uma placa de madeira 100% transparente.
Para consultar o trabalho completo dos cientistas, clique aqui.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!