Com 2,3 mil m², novo centro gastronômico em Curitiba aposta em integração entre espaços cobertos e ao ar livre

Localizada no bairro Vila Izabel, Souq Curitiba investe em estruturas metálicas e madeira para transmitir conforto e intimismo aos clientes

Foto: Divulgação

por Luciane Belin*

17/01/2019

compartilhe

Nos últimos anos, as ruas da capital paranaense se viram tomadas pelo público em uma grande onda de estabelecimentos voltados ao entretenimento e à gastronomia que se apropriam dos espaços coletivos, como as calçadas e as praças.

Bares e restaurantes migraram de construções exclusivas e muitos agora apostam nas vilas gastronômicas, agrupamentos que reúnem diferentes opções de culinária. É o caso das 32 operações que integram a mais recente vila do tipo, a Souq Curitiba, que inaugurou na região da Vila Izabel em dezembro.

>> Saiba como usar o Feng Shui para renovar o astral da casa

Foto: Divulgação

Com 2,3 mil metros quadrados de área construída, a Souq busca se diferenciar das demais com base em sua grande amplitude de espaço e capacidade — já que recebe até 900 pessoas — e também no fato de conciliar espaços abertos e outros com cobertura.

“No início, o objetivo era pensar algo para as pessoas ficarem ao ar livre, um ambiente mais descontraído, mas com proteção para a chuva. Assim, temos uma área aberta, mas com proteção”, explica o arquiteto Jonny Stica, que ao lado dos também arquitetos Marco Calabria e Fernanda Estevam Nascimento, todos da Oxigênio Arquitetura, assina o projeto da Souq Curitiba.

A vila gastronômica tem 3,5 mil metros quadrados de estacionamento e 140 vagas para veículos e um dos grandes atrativos do espaço é um mezanino, onde uma fonte ajuda a embelezar o ambiente. Para atender às necessidades de criar um ambiente protegido das intempéries e confortável e fresco, os arquitetos optaram por combinar diferentes materiais na composição do lugar.

>>>> No fundo do mar e anti-tsunami, hotel nas Maldivas é inaugurado

Foto: Divulgação

A estrutura metálica é uma técnica construtiva que atendeu a todos os quesitos de que precisávamos para a obra, que foi feita em apenas cinco meses, incluindo a alvenaria dos banheiros, o piso de cimento queimado e o corredor de porcelanato, imitando madeira para ‘aquecer’ o ambiente durante o inverno da cidade”, diz Stica.

Para as operações, vinte contêineres fazem as vezes de divisórias entre os estabelecimentos e, na decoração, foram aplicadas luminárias confeccionadas por artesãos locais, com cores que dialogam com as tonalidades do mobiliário.

>>>> ‘A Bela e a Fera’ inspira nova linha de jantar da Disney

Foto: Divulgação

Para o arquiteto, o espaço trouxe a presença que a região demandava. “A grande característica desse projeto é que era um terreno de 7 mil metros quadrados caracterizado como vazio urbano, e agora os curitibanos têm à disposição uma atração que é quase um parque, mas com opções gastronômicas”, opina.

A Souq Curitiba fica na Av. Iguaçu, 4.399, em Curitiba.

Foto: Divulgação

*Especial para Haus.

LEIA TAMBÉM


Receba nossas notícias por e-mail

Inscreva-se em nossas newsletters e leia em
seu e-mail os conteúdos de que você mais
gosta. É fácil e grátis.

Quero receber

8 recomendações para você