Inovação

Arquitetura

Com 300 metros de comprimento, edifício horizontal vira cartão-postal na China

Bruno Gabriel, especial para HAUS
21/10/2020 14:29
Thumbnail

O design do Raffles City Chongqing busca celebrar a história da cidade, ao mesmo tempo que se adapta a sua paisagem montanhosa | Divulgação/Safdie Architects

A cidade de Chongqing, na China, recebeu em junho o que vem sendo considerado o maior "arranha-céu horizontal" do mundo. Localizado no distrito de Yuzhong, o edifício horizontal faz parte de um projeto que combina escritórios, residências, hotéis, lojas e instalações recreativas em quase 92 mil m².
O complexo, chamado de Raffles City Chongqing, fica à beira da confluência dos rios Yangtze e Jialing e se tornou um novo símbolo para a cidade, já que seu design lembra o papel histórico do local como um portão para o comércio marítimo.
São, ao todo, oito estruturas verticais, sendo cinco torres residenciais e uma de escritórios. As outras duas são mistas: uma abriga escritórios e apartamentos com serviços, e a outra conta com escritórios e um hotel.
Mesmo que toda a construção seja bastante imponente e venha sendo considerada um novo cartão-postal da cidade, o grande destaque fica mesmo por conta do chamado “Crystal”. Trata-se do enorme "arranha-céu horizontal", uma espécie de passarela repleta de equipamentos e serviços, que conecta o topo de quatro edifícios do complexo.
Programado para ter mais de 10 mil m² em serviços, o Crystal está elevado a 250 metros de altura e conta com 300 metros de comprimento. Entre as comodidades oferecidas, vários espaços para refeições, bares, espaço para eventos, um lobby de hotel e um clube exclusivo para sócios, com piscina infinita de 50 metros de comprimento.
Com capacidade para receber 3 mil visitantes todos os dias, o deck exploratório do Crystal oferece visão panorâmica de 270 graus da cidade e a sensação de caminhar no ar, por conta do piso de vidro. O elevador de acesso ao local, que fica no 47º andar, tem um percurso de 52 segundos.
A estrutura em sanfona projetada para o edifício horizontal inclui uma espécie de cortina composta por 3 mil peças de vidro e 5 mil painéis de alumínio. Enquanto os painéis de metal ficam voltados para o oeste, o vidro recobre as superfícies voltadas para leste. Isso faz com que os hóspedes e visitantes recebam luz natural pela manhã e sombra do sol à tarde. Ao longo do dia, contudo, as temperaturas internas são reguladas com a ajuda de um sistema de sombreamento, que pode ser ajustado de acordo com as condições climáticas externas.
O desenvolvimento do Raffles City faz parte das soluções pensadas para aumentar a densidade a partir de projetos em megaescala em Chongqing. A cidade é uma das que apresenta crescimento mais rápido do mundo, com uma população metropolitana que ultrapassa os 30 milhões de pessoas.
O empreendimento ainda oferece mais de 30 mil m² de espaço público, incluindo áreas ao ar livre. No solo, ele integra vários pontos de acesso alinhados com a topografia ondulada da cidade, além de promover um sistema inovador de desvio de tráfego e criar uma nova passarela pública. Situadas entre as torres, as galerias criam "ruas" internas lógicas que percorrem as áreas de varejo em direção à Praça Chaotianmen. Cada uma dessas ruas internas recebe luz natural por meio de claraboias contínuas, que oferecem vista das torres acima.

Veja mais fotos

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!