Arquitetura

Com 462 metros, prédio mais alto da Europa é concluído na Rússia

HAUS
01/08/2018 14:36
Thumbnail

Com 87 andares, Lakhta Center, em São Petersburgo, será o prédio mais alto da Europa. Fotos: Reprodução / Lakhta Center

Acima das nuvens de São Petersburgo, na Rússia, ergue-se o prédio mais alto da Europa, que está na reta final de construção. Com 87 andares e 462 metros de altura, o Lakhta Center é um espaço com mais de 400 mil m² projetado pela empresa de arquitetura RMJM (com a equipe de criação liderada por Tony Kettle). A área experimentou um desenvolvimento significativo nos últimos anos com a conclusão do Estádio São Petersburgo, usado durante a Copa do Mundo de 2018; um porto de passageiros e parques públicos.
Além de ser a mais alta da Europa, a torre é o primeiro arranha-céu de grande porte na cidade russa e o segundo arranha-céu torcido mais alto do mundo depois da Shanghai Tower. A ocupação do espaço se dará, em grande parte, por escritórios da nova sede da Gazprom PJSC, companhia de gás da Rússia. Estima-se que 8 mil funcionários trabalhem no complexo.
Como atrativos que chamam atenção, o Lakhta Center Tower tem uma plataforma de observação de 360 metros de altura, um restaurante com vista panorâmica, centro científico e educacional, planetário, sala de concertos, anfiteatro e áreas que funcionarão como praças públicas.
Tony Kettle  explica, nas comunicações oficiais do empreendimento, que a torre é composta por um conjunto de cinco torres individuais contorcendo-se e afunilando-se à medida que a altura cresce. “A torre foi projetada como uma simples espiral orgânica com movimento assimétrico em sua pele, para ser vista como um marco singular na escala da cidade”, resume.
Para garantir a segurança da torre, estacas foram enterradas no subsolo a 82 metros de profundidade e um sistema estrutural foi projetado especialmente para que o prédio aguente a velocidade do vento, que pode chegar a 140 km/h nos andares mais altos. A fachada é composta por 16, 5 mil peças de vidro curvo e tem um sistema de persianas automáticas e válvulas para tornar o edifício energeticamente eficiente. Essa e outras iniciativas garantiram ao prédio certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) Gold.  A parte estrutural e de acabamentos estão concluídas e os responsáveis pela obra estimam que até o fim do ano as obras nos espaços internos devam ser concluídas.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!