Arquitetura

Com a palavra, o “ecoarquiteto”

Ana Luiza Prendin, especial para a Gazeta do Povo
25/04/2013 03:12
Thumbnail
As cidades não precisam de poluição e dos abusos dos recursos naturais para serem grandes. O arquiteto malasiano Ken Yeang provou que até mesmo os arranha-céus, ícones das megalópoles, podem ser sustentáveis. O impacto de suas ideias sobre uma arquitetura mais verde fez com que o jornal britânico The Guardian o citasse, em 2008, como uma das 50 pessoas que poderiam salvar o planeta. Em Curitiba, Yeang participou do 3.º Simpósio Internacional de Sustentabilidade em Arquitetura e Urbanismo e falou sobre sua vocação para criar projetos ecológicos.
Por que você se considera antes de tudo um ecologista?
Meu olhar é direcionado para o ecossistema. A partir dessa percepção, procuro desenvolver projetos capazes de se integrarem e conviverem com o ambiente em que estão inseridos.
O que significa ser um “ecoarquiteto”?
Ser um ecoarquiteto é pensar de que forma é possível facilitar o diálogo entre os espaços construídos pelo homem e o meio ambiente, de uma forma sustentável.
O que o fez querer projetar arranha-céus sustentáveis?
Essa minha predileção fez parte de uma reflexão, que me levou a concluir que esses edifícios gigantescos vão continuar fazendo parte da cidade. Pensando nessa situação, quis criar estruturas que comportem tanta gente de uma forma confortável e ecológica.
Quais são os seus desafios como arquiteto?
Procuro criar edifícios e estruturas urbanas como se fossem sistemas vivos, integrando aspectos orgânicos do meio ambiente com os componentes materiais e inorgânicos. O objetivo é desenvolver estruturas capazes de estabelecer verda­deiros ecossistemas nesses arranha-céus.
Como popularizar o design verde?
Com o tempo, as pessoas vão perceber que terão de mudar de vida, a forma como fazem negócios, como produzem e o que comem. Será necessário repensar essa obsessão pelo consumismo e ampliar os investimentos em fontes renováveis de energia. Não é algo a ser conquistado de uma vez só. Mas é preciso tentar.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!