
Um projeto grandioso que desde 2016 chama atenção em Santiago, no Chile, acaba de receber reconhecimento internacional. O Templo Baha’i of South America, projetado pelo escritório Hariri Pontarini Architects, foi eleito o vencedor do Prêmio Internacional RAIC 2019, promovido pelo Royal Architectural Institute of Canada (RAIC).
A construção é composta por nove asas, que formam um óculo no topo. Toda a estrutura é feita de painéis de vidro fundido na parte externa. Esse material levou, de acordo com os realizadores, quatro anos para ser elaborado pelas mãos de um artesão canadense. O interior do templo é coberto por mármore translúcido de origem portuguesa. Os bancos de madeira, têm design que convida as pessoas a estarem próximas.
O prédio foi pensado para simbolizar a paz e, desde a inauguração, já recebeu 1,4 milhão de visitantes. No espaço estão hospedados clubes comunitários, programas de extensão para jovens e atividades infantis em parceria com escolas públicas. Na justificativa, o júri apontou que “o edifício usa uma linguagem de espaço e luz, forma e materiais, para expressar uma interpretação da filosofia e do ensino Bahá’ís que se torna universalmente acessível como uma experiência espiritual e emocional.”
O prêmio RAIC existe desde 2013 e se propõe a reconhecer uma obra “transformadora em seu contexto social e expressiva dos valores humanísticos de justiça, respeito, igualdade e inclusão.” Com a premiação, o projeto recebe 100 mil dólares canadenses e uma escultura projetada pelo designer canadense Wei Yew.
Mais fotos do projeto Templo Baha’i of South America
LEIA TAMBÉM
Cidade de SC guarda igreja monumental criada por vencedor do Nobel da arquitetura
Estrada de Karakoram completa 40 anos como uma das mais deslumbrantes e perigosas do mundo
Por desuso, igrejas na Holanda viram cafés, museus e até bares
Brasileiro espalha arte misteriosa em cidade italiana e vira o novo ?Banksy?