Arquitetura

Com projeto de museu da Mata Atlântica, paranaense vence concurso nacional de arquitetura

Mariana Domakoski*
15/02/2017 21:55
Thumbnail

Hyruan Bolsoni Minosso projetou o Museu da Mata Atlântica para o terreno de uma pedreira desativada. Imagem: Opera Prima/Reprodução

É do Paraná um dos cinco vencedores do Opera Prima, prêmio nacional de trabalhos de conclusão de curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo que já está em sua 27ª edição. Natural do município de Coronel Vivida, Hyruan Bolsoni Minosso, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Positivo (UP), propôs a construção do Museu da Mata Atlântica, sob orientação do professor Alexandre Ruiz da Rosa.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
O objetivo do projeto é a difusão de conhecimento sobre a história natural do bioma, desde seu surgimento até chegar à atualidade, promovendo a educação ambiental dos visitantes.

Mínimo de interferência

Com mais de 11 mil m², o edifício foi proposto para uma área de 42 hectares em Campina Grande do Sul, na região metropolitana de Curitiba. No espaço funcionava uma pedreira, que hoje está desativada. Além do tamanho, a localização atraiu o então estudante: uma região de movimento ecoturístico na Serra do Mar. “Eu não queria desmatar nada para meu projeto. E não fazia sentido propor o museu no meio da cidade. Essa pedreira era um local já pronto, uma cicatriz no maior exemplar da Mata Atlântica que temos no país”, explica Minosso.
Imagem: Opera Prima/Reprodução
Imagem: Opera Prima/Reprodução
Cinco níveis formam o museu, feitos basicamente em concreto ecológico e esquadrias de madeira e de vidro, com visual limpo, que segue as formas da pedreira desativada. “Queria dar ênfase para a paisagem. A natureza é mais importante do que o edifício”. Cada um dos níveis seria destinado a uma exposição. Vazios circulares, como claraboias, permitem iluminação natural em todos eles.
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Imagem: Divulgação
Os vazios que pomovem a iluminação natural ambém podem ser vistos podem ser vistos de baixo e de cima. Imagem: Divulgação
Os vazios que pomovem a iluminação natural ambém podem ser vistos podem ser vistos de baixo e de cima. Imagem: Divulgação
Além da construção do edifício, o projeto de Minosso também prevê o reflorestamento da área e a instalação de uma estufa, na qual os visitantes pudessem adquirir plantas nativas do bioma.
Os outros quatro trabalhos premiados no Opera Prima são da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Presbiteriana Mackenzie, também de São Paulo, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e da UniEvangélica, de Goiás. Os cinco estão disponíveis para votação popular no site do concurso, disputando agora o Prêmio Escolha do Público Cebrace.
*Especial para a HAUS.

LEIA TAMBÉM

Você sabe onde ficam e o que há nos quatro extremos da cidade?

As histórias de Walton Wysocki, o artista das memórias e dos materiais do cotidiano

Conheça a árvore que está colorindo Curitiba nas últimas semanas de verão

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!