40 anos

Arquitetura

Com projetos contemporâneos, Baggio&Schiavon mostra consolidação no mercado imobiliário curitibano

HAUS
04/04/2022 21:25
Thumbnail

O empreendimento Pinah, da Laguna, é um dos resultados de uma parceria sólida entre a construtora e o escritório de arquitetura. | Divulgação

LLUM Batel, Maison Heritage, BW Residence, Pinah, Epic. O que esses empreendimentos têm em comum? Além de seguirem um estilo contemporâneo e serem de alto padrão, são projetos de importantes construtoras e incorporadoras do mercado paranaense - Laguna, A. Yoshii e San Remo -, todos assinados pelo escritório curitibano Baggio+Schiavon Arquitetura, que está celebrando seus 40 anos de existência. Ou seja, mostram a relevância que o escritório ganhou e consolidou ao longo dos anos no mercado imobiliário de Curitiba.
Um dos motivos para isso, conforme representantes das construtoras, é o fato de o Baggio+Schiavon criar soluções que unem beleza e funcionalidade, que se adequam bem ao terreno e à região onde os empreendimentos serão implantados e que atendem às exigências das empresas e seus públicos.
“No caso do BW Residence, o desafio foi exatamente encaixar todo o projeto em um terreno menor. Com a expertise do escritório, eles conseguiram incluir o máximo de área comum; são espaços como salão de festas, espaço gourmet, fitness, sauna e spa, praça suspensa, quadra poliesportiva, piscina coberta com vidro retrátil, piscina infantil, deck solarium, salão de jogos, game station e playground”, diz a diretora de marketing da San Remo, Aline Moritz Perussolo.
BW Residence, da San Remo, construído em um terreno de dimensões menores, mas totalmente para atender o público-alvo.
BW Residence, da San Remo, construído em um terreno de dimensões menores, mas totalmente para atender o público-alvo.
No mesmo projeto, ela destaca ainda a abertura das esquadrias, que fazem com que o apartamento vire uma grande sacada, integrando o exterior ao interior.
Ricardo Kitamura, diretor da unidade Curitiba do Grupo A.Yoshii, segue a mesma linha ao comentar os projetos do Maison Heritage e o Epic. Para ele, o Maison Heritage, primeiro projeto da londrinense A. Yoshii em Curitiba, “mudou a paisagem da região com suas linhas retilíneas e características marcantes”.
Implantado no Ecoville, o Maison Heritage foi o primeiro projeto da A. Yoshii em Curitiba.
Implantado no Ecoville, o Maison Heritage foi o primeiro projeto da A. Yoshii em Curitiba.
No caso do Epic, ainda em implantação, ele diz: “​​Os profissionais [do escritório] estudaram e compreenderam o formato do terreno, garantindo seu máximo aproveitamento. O Epic foi desenvolvido com plantas de 323 metros quadrados e com coberturas duplex de 451 e 548 metros quadrados de área privativa. Estamos certos que será outra entrega marcante e transformadora para o bairro Água Verde”.
Projeto do Epic foi pensado para garantir o melhor aproveitamento do terreno.
Projeto do Epic foi pensado para garantir o melhor aproveitamento do terreno.

Conceito e identidade

Outro motivo que faz com que importantes players da construção busquem parceria com o escritório é que, embora tenham pontos em comum - predominância de linhas retas, muito vidro e as fachadas “que se movimentam”, para citar alguns -, os projetos são desenvolvidos sem perder de vista o posicionamento das marcas que vão representar.
“Não temos aquela postura ‘autoral’, que diz: ‘o meu tipo de arquitetura é assim e eu vou fazer igual para todas’. Buscamos entender a personalidade de cada uma”, explica o arquiteto e sócio do escritório Flávio Schiavon.
Isso é possível graças a um trabalho conjunto entre escritório e construtoras que busca estabelecer o conceito de cada projeto e o que se deseja com cada um deles. “Uma coisa importante dessa parceria é a questão de buscarmos o porquê daquele projeto, daquela localização, daquele desenho. Tudo tem uma história, um contexto”, diz o diretor geral da construtora e incorporadora Laguna, Gabriel Raad.
LLUM Batel é um exemplo do desenvolvimento do projeto a partir de um conceito.
LLUM Batel é um exemplo do desenvolvimento do projeto a partir de um conceito.
São da Laguna, por exemplo, o LLUM Batel e o Pinah. O primeiro foi desenvolvido a partir da ideia de que a localização - um dos últimos terrenos de frente para a Av. Visconde de Guarapuava, “no coração do Batel” - era uma jóia, o que resultou em uma fachada que faz alusão a cristais rutilados (aqueles com fios dourados, prateados ou pretos dentro de si). O segundo, que ainda está em construção no Bigorrilho, foi desenvolvido visando preservar e integrar um pequeno bosque com pinheiros que ocupa parte do terreno - e, por isso, é um projeto que busca usar mais elementos naturais.
“Quando trazemos as ideias para o Flávio [Schiavon] e o Manuel [Baggio], eles realmente se jogam naquilo e conseguem traduzir o que queremos de uma forma estética, conseguem transformar os conceitos em projetos”, resume Raad.
Projeto do Pinah preserva e integra o bosque com araucárias (à esq.).
Projeto do Pinah preserva e integra o bosque com araucárias (à esq.).

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!