Arquitetura

Empresários e poder público se unem pela revitalização do Centro Histórico de Curitiba

HAUS
05/03/2018 10:30
Thumbnail

Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo | Gazeta do Povo

“Coração” da cidade, o Centro Histórico de Curitiba será revitalizado. Pelo menos é isto o que propõe uma comissão recém-criada que reúne mais de 20 empresários e representantes do poder público municipal com o objetivo de resgatar a importância desta região para a cidade.
Presidido pelo prefeito Rafael Greca, o grupo teve sua primeira reunião realizada na última terça-feira (27), na prefeitura de Curitiba. Nela, os empresários apresentaram demandas e sugestões de melhorias para a área e ouviram as propostas da prefeitura para a região.
“A preocupação dos empresários sempre foi a do cuidado com a região. Há cerca de sete meses apresentamos reivindicações para a prefeitura e, desse encontro, surgiu a proposta de criarmos a comissão, unindo a iniciativa privada e o poder público”, conta Maria Lopes Bonamigo, presidente da Rede Empresarial do Centro Histórico. “Sempre tivemos o apoio da prefeitura, mas agora isso está ainda mais fortalecido e seguro, com a certeza de que as coisas irão se concretizar com mais rapidez”, avalia.
Reunião entre o Prefeito Rafael Greca e comerciantes do Centro histórico no salão Brasil, na Prefeitura. Foto: Daniel Castellano / SMCS
Reunião entre o Prefeito Rafael Greca e comerciantes do Centro histórico no salão Brasil, na Prefeitura. Foto: Daniel Castellano / SMCS

Projetos

Recém-criada, a comissão ainda não tem um projeto formatado para a revitalização do Centro Histórico. O que Maria adianta é que ele deverá ser desenhado nos próximos encontros e envolver ações referentes à segurança, iluminação e limpeza públicas, cultura, serviços e gastronomia, com o objetivo de trazer “animação para o Centro Histórico de Curitiba”, como destacou o prefeito Rafael Greca durante a reunião, segundo nota da prefeitura.
“Temos o projeto macro, que é mostrar para o turista e os curitibanos que eles podem vir conhecer [e vivenciar] o Centro Histórico. Agora, vamos ter reuniões com as secretarias para pontuar o que é possível fazer e em que tempo”, destaca a presidente da Rede Empresarial.
O próximo encontro da Comissão do Centro Histórico deve acontecer ainda neste mês de março.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!