Decoração

Arquitetura

Como deixar a casa alugada com a cara do morador?

HAUS com Click Textos
16/05/2022 13:35
Thumbnail
Se você se mudou agora e quer saber como deixar a casa ou apartamento alugado com a sua cara e personalidade, valorizando o seu estilo, nada melhor do que seguir dicas de especialistas em projetos de interiores.
Muitas pessoas não sabem como deixar o imóvel alugado com o seu estilo, pois se sentem inseguras e não têm certeza sobre o que podem ou não fazer no espaço, já que ele será devolvido ao proprietário quando o contrato de locação chegar ao fim.
A boa notícia é que existem muitas maneiras de decorar um apartamento alugado, ou uma casa, com ideias práticas e viáveis para a maioria das pessoas. O segredo é conhecer bem o seu estilo, entender o que você espera desse novo lar e colocar em prática algumas mudanças que não sejam estruturais, mas sim de decoração.
Para trazer dicas funcionais de como decorar uma casa alugada, contamos com as dicas da arquiteta Jessica Nunes, especialista em projetos de interiores e parceira da Ideia Glass. Confira!

Como deixar uma casa alugada bonita

O “mood” do seu lar pode ficar cheio de identidade sem grandes revoluções, investimentos ou intervenções, já que há uma série de alterações que você não pode fazer em uma casa alugada, inserindo elementos que vão imprimir seu gosto e estilo nos cômodos de forma bem simples. Veja algumas dicas rápidas:
  • Aposte em um papel de parede ou na pintura dos cômodos com cores de que você goste, mas lembre-se que, na hora de devolver o imóvel, é obrigatório que as paredes sejam pintadas de branco;
  • Os tapetes são excelentes para disfarçar marcas no piso e problemas de acabamento, além de garantirem um toque especial para deixar a casa alugada bonita;
  • Reaproveite móveis prontos para ocupar vazios nos ambientes;
  • A iluminação pode ficar personalizada com o uso de abajures e luminárias.
Tapetes podem disfarçar falhas ou riscos do piso, enquanto móveis soltos garantem flexibilidade ao uso dos espaços e reaproveitamento deles em outros imóveis.
Tapetes podem disfarçar falhas ou riscos do piso, enquanto móveis soltos garantem flexibilidade ao uso dos espaços e reaproveitamento deles em outros imóveis.

Decoração do banheiro

Para decorar o banheiro da casa alugada e deixar o espaço com a sua cara, a arquiteta Jessica Nunes afirma que mudanças simples são capazes de promover ótimos efeitos na decoração.
“Aposte na troca dos metais (torneira e acessórios), pois eles darão um charme ao local e poderão ser retirados e reaproveitados em outro imóvel. A troca dos metais pode, inclusive, ser adaptada ao box de banho que, com certeza, vai garantir um visual mais elegante a esse espaço da casa alugada. Os espelhos também são lindos e funcionais”, orienta a profissional.
Cestos com acabamentos diferenciados, como em palha, por exemplo, e itens de decoração pequenos, como bandejas e vasos de plantas também contribuem com a decoração do ambiente.
Outra dica é inserir roldanas no box do banheiro do apartamento alugado. O acessório dá uma cara nova à peça e traz um estilo moderno ao espaço.
Investir em quadros é outra ótima dica para decorar o banheiro da casa alugada. Se você está com receio de furar a parede, use fita adesiva para quadros do modelo dupla face que consigam sustentar a peça que você está instalando. Se ela não for muito pesada, vai funcionar bem. Como a cola pode perder a aderência com o tempo, a dica é trocar as fitas adesivas sempre que for necessário.
Cestos contribuem para a organização e decoração nos banheiros.
Cestos contribuem para a organização e decoração nos banheiros.

E a sala?

“Para salas, o que podemos fazer para uma decoração com baixo custo e aproveitamento dos móveis em outros imóveis futuros é apostar em paredes com uma pintura mais marcante, para dar um contraste interessante. Na iluminação, vale investir em luminárias de sobrepor”, indica Jessica Nunes.
No projeto, para dar mais personalidade à decoração da sala do imóvel alugado, os quadros não podem faltar, além de prateleiras e nichos, que são fáceis de colocar e retirar. Estes itens valorizam o décor e criam uma sensação de aconchego.
“Os adornos e plantas são ótimas escolhas para decorar lindamente o espaço. Trazer o verde para dentro do seu apartamento o deixará com vida. Uma boa dica também é comprar móveis com tamanhos pequenos, principalmente pelo fato de eles serem fáceis de trocar de lugar”, finaliza a especialista.

Transforme o quarto da casa alugada

Agora que você já sabe como decorar a casa alugada a ponto de fazer mudanças significativas em cômodos importantes sem comprometer a estrutura do imóvel, basta aplicar a mesma técnica no quarto.
O dormitório ou suíte é um espaço intimista e mais reservado, onde é essencial ter elementos que transmitam um pouco do estilo e da personalidade do morador. A ideia da decoração neste ambiente é garantir também o conforto e a sensação de bem-estar e tranquilidade.
“Nos quartos, aposte em móveis de tamanho padrão. Nas paredes, vale investir em uma pintura que se destaque com detalhes de boiseries em gesso, que também ficam lindos e têm um ótimo custo-benefício. Para os armários, invista em móveis prontos, pois eles podem ser utilizados em qualquer lugar”, explica a arquiteta.
Os quadros também são perfeitos para decorar o quarto da casa alugada. Escolha seus preferidos e deixe o ambiente do jeito que você deseja, com uma atmosfera agradável e propícia para momentos de descanso e relaxamento.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!