Decoração

Arquitetura

Como deixar a casa confortável para receber bem os convidados

HAUS com Click Textos
13/05/2022 12:16
Thumbnail

Uma varanda concebida para o bem-estar dos moradores e para receber bem os convidados. | Carlos Piratininga

Fazer uma reunião ou festa em casa é um verdadeiro prazer e desafio ao mesmo tempo, pois o anfitrião se preocupa com muitos detalhes para receber bem os convidados. Mesmo em uma reunião pequena ou até inesperada, a intenção é fazer com que eles sintam-se em casa.
A construção de um projeto sempre precisa de um ponto de partida. Por isso, para receber bem os convidados, é muito importante saber qual é o seu estilo como anfitrião.
Há quem gosta de fazer churrasco, por exemplo, enquanto outras pessoas preferem preparar receitas mais elaboradas e drinks especiais para jantares ou almoços. A comida está sempre presente na pauta do receber bem, pois ela envolve as pessoas e permite que elas se juntem para confraternizar.
“A pessoa pode gostar de receber de todas as formas, não precisa ter um estilo específico. Mas é essa a pergunta que ela tem que fazer para si mesma: 'Como ela quer receber as pessoas em casa?' A partir daí, podemos começar a desenvolver o projeto”, explica a arquiteta Cristiane Schiavoni.

Como organizar os móveis para receber convidados?

É importante ter lugares confortáveis para que os convidados possam se sentar, mas eles não precisam ser necessariamente sofás ou poltronas. Assim, também é possível acrescentar banquetas e pufes à decoração. Essas peças podem ser distribuídas de forma que fiquem acomodadas embaixo de um aparador, de uma mesinha ou mesa de centro.
“Algo que eu sempre falo a respeito do espaço para receber é a possibilidade de ter uma música ambiente, o que acho que é bem gostoso, como um sistema de som, um telão para transmitir um show bacana, um filme ou futebol”, ressalta a arquiteta.
A iluminação é outro elemento a ser pensado para receber bem os convidados em casa. Em uma reunião à noite, por exemplo, uma iluminação convidativa faz toda a diferença no momento deles confraternizarem, já que ela deixa as pessoas mais relaxadas.
Possuir um banheiro ou lavabo social é outro elemento primordial ao desenvolver um projeto para quem planeja receber convidados, pois eles evitam que a pessoa precise usar o banheiro da família.
“Quer queira, quer não, nós temos o nosso material de higiene, a nossa toalha e, às vezes, a visita não se sente confortável em utilizar as suas coisas. Então, ter um lavabo separado e que não misture os itens da família faz uma grande diferença no receber”, explica Cristiane.

Dicas para deixar o ambiente mais espaçoso

Ao pensar em receber bem os convidados em casa, o anfitrião precisa se preocupar com o ambiente. Para imóveis pequenos, versatilidade é a palavra de ordem.
 Na cozinha integrada à área de serviço (escondida no armário) e ao jantar, a mesa alta com banquetas e a chapeira instalada próximo ao fogão convidam à confraternização.
Na cozinha integrada à área de serviço (escondida no armário) e ao jantar, a mesa alta com banquetas e a chapeira instalada próximo ao fogão convidam à confraternização.
“Poder unir e integrar os espaços de uma forma bem versátil é o segredo, porque assim você consegue receber mais pessoas”, destaca a especialista. Uma sala de estar que se integre à sala de jantar ou uma cozinha integrada à varanda gourmet pode ser uma boa sugestão para otimizar os cômodos e receber bem os convidados.
“O que eu considero primordial é que, ao integrar os espaços, a gente não deixe, por exemplo, um sofá de costas para o outro, o que não é simpático e não aproxima as pessoas”, comenta a arquiteta.
Por isso, é importante fazer com que os móveis sejam distribuídos de uma forma harmônica e equilibrada para tornar os ambientes mais agradáveis.

Projetos feitos para receber bem os convidados

O projeto Vila Maria, da arquiteta Cristiane Schiavoni, é um exemplo de uma casa que foi feita para receber bem os convidados. Ele foi desenvolvido para um casal jovem e cheio de amigos, que costuma preparar recepções para dez convidados ou mais.
Na sala, foi instalado um grande futon, mas o cômodo também poderia acomodar um sofá de 2 ou 3 lugares. A ideia de colocar o futon teve como objetivo propiciar que os convidados sintam-se mais confortáveis e tenham um lugar para conversar e descansar.
Logo em frente ao móvel, um bar foi deixado à disposição para que as pessoas possam se servir. O projeto também inclui uma adega e frigobar, permitindo que os anfitriões aproveitem ao máximo a oportunidade para receber bem os convidados.
Já a cozinha foi desenvolvido com muita originalidade. Ao invés de uma churrasqueira, o projeto inclui uma chapeira. Isso porque os proprietários gostam de preparar lanches, como o clássico hambúrguer, e outros pratos feitos na chapa. No ambiente, os anfitriões e convidados conseguem cozinhar, conversar e beber.

Como projetar a varanda para receber os convidados?

 Ampla varanda conta com painel de vidro de projeção dupla face, para que quem está sentado na varanda também possa assistir ao que está sendo exibido da sala de estar.
Ampla varanda conta com painel de vidro de projeção dupla face, para que quem está sentado na varanda também possa assistir ao que está sendo exibido da sala de estar.
O projeto da varanda envolve um mobiliário versátil e evita que os convidados fiquem de costas uns para os outros. O ambiente foi idealizado da seguinte forma: durante o dia a dia, os moradores assistem TV. Porém, ao receber os convidados em casa, o encosto do sofá pode ser deslocado. Assim, ele fica pronto para ser posicionado em frente à mesa de jantar, a fim de permitir a interação entre as pessoas. Essa disposição dos móveis evita a situação antipática de algumas pessoas comendo enquanto outras permanecem de costas.

Ideias para a área externa

O projeto desta casa foi pensado inteiramente para receber bem os convidados. A churrasqueira foi desenvolvida para a rotina dos proprietários, que possuem o costume de receber visitas com certa frequência.
Estrutura de hidromassagem e sala de estar aconchegante integram a área coberta com estrutura metálica e fechamento de vidro para receber os visitantes.
Estrutura de hidromassagem e sala de estar aconchegante integram a área coberta com estrutura metálica e fechamento de vidro para receber os visitantes.
A área externa, por sua vez, é composta por uma jacuzzi, que permite ao convidado relaxar enquanto conversa com os amigos. O projeto inclui ainda um truque especial para evitar a quebra do clima. Um painel de vidro contém uma tela de projeção dupla face, que permite que o que esteja sendo transmitido para a sala de estar possa ser assistido, também, pelos convidados que estão na varanda.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!