Arquitetura

Sonho de consumo para áreas externas: descubra o segredo da piscina de borda infinita

Aléxia Saraiva
31/12/2019 17:30
Thumbnail

Piscina do hotel Marina Bay Sands, em Cingapura, é um dos projetos de borda infinita mais famosos. É assinada pelo escritório Safdie Architects e foi construída em 2010. Foto: divulgação

*Matéria publicada originalmente dia 20 de dezembro de 2018.
Não é raro encontrar piscinas de borda infinita listadas entre as mais deslumbrantes e glamourosas do mundo. Esse apelido é dado aos projetos de piscina cuja borda parece não existir, fazendo parecer que a água escorre para fora continuamente. Esse tipo de piscina costuma ser construído em lugares de paisagens impactantes, valorizando o cenário.
Hotel San Antonio, na ilha grega de Santorini. Foto: divulgação
Hotel San Antonio, na ilha grega de Santorini. Foto: divulgação
O arquiteto Anderson Macelani, que assina a linha de piscinas UNLIMITED Pool, explica que o efeito ‘lâmina’ criado pela borda infinita reflete o céu ou a paisagem. “Quando voltado para um lugar paradisíaco, ajuda a criar uma visão ainda mais fantástica”, afirma.

O segredo do projeto

Mas qual o truque que faz com que a água não escorra para fora? A ideia da piscina infinita é ter uma calha ‘escondida’, responsável por recolher a água que cai e recolocá-la para dentro do reservatório, sem desperdícios. Esse compartimento fica mais baixo do que a linha da piscina, em um ângulo que permite que ela não fique visível.
Foto: reprodução/Blog Vanessa Senatore
Foto: reprodução/Blog Vanessa Senatore
Segundo Macelani, o primeiro cuidado é com a posição correta da borda. “A parte da queda deve ficar nivelada para fora e a interna ser reta, para possibilitar o escoamento da água no lado correto. Por questões de segurança, é necessário que a calha tenha pelo menos 20 centímetros de extensão, evitando riscos de possíveis acidentes”, explica. Ele também atenta para que a borda infinita nunca seja utilizada para a saída da piscina. 
Foto: divulgação/unlimited pool
Foto: divulgação/unlimited pool
Outra dica de Macelani é escolher um revestimento que tenha uma tonalidade semelhante à do lado externo — como a cor do mar, quando é o caso — para que a sensação de continuidade seja ainda mais acentuada.

Exemplo brasileiro

O arquiteto Marlon Gama reproduziu a técnica no projeto de sua própria casa, localizada em Salvador (BA). O apartamento tem uma vista privilegiada para a Baía de Todos os Santos. Gama construiu uma piscina de 28 m² como peça principal do deque, pensando em um espaço para receber visitas com uma pegada contemporânea.
Projeto do apartamento de Gama. Foto: Marcelo Negromonte
Projeto do apartamento de Gama. Foto: Marcelo Negromonte
Ele explica que, além da calha para transbordamento da água no ângulo “escondido”, também é fundamental estar com a piscina sempre cheia ao limite — caso contrário, o efeito se perde, porque a água não atinge o limite que faz com que ela transborde.

LEIA MAIS

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!