Arquitetura

Como incluir sofisticação, conforto e comodidade em sua casa

Luan Galani
26/08/2016 22:58
Thumbnail

Residencial MAI Home, da Laguna, com vista panorâmica para o Parque Barigui. Foto: Pablo Contreras/Divulgação

Prédios de luxo gostam de ficar perto de prédios de luxo. A percepção certeira é de Marcos Kahtalian, um dos sócios-fundadores da Brain – Bureau de Inteligência Corporativa, que conduz pesquisas sobre o setor. Não por acaso. Essa aglomeração oportuna de empreendimentos de alto padrão criou regiões com diversas marcações urbanas que favorecem uma melhor qualidade de vida, como a proximidade a shoppings centers, parques ou clubes, e a oferta de serviços de qualidade. O que possibilita fazer tudo a pé e reduz os tempos de deslocamento. Em Curitiba, elas são quatro: Batel-Água Verde, Ecoville, Cabral-Juvevê e Mercês-Bigorrilho.
Projeto de Karin Brenner para uma casa no bairro Vista Alegre tem automação residencial assinada pela HS Studio.<br>Foto: Divulgação
Projeto de Karin Brenner para uma casa no bairro Vista Alegre tem automação residencial assinada pela HS Studio.<br>Foto: Divulgação
“Mas esse consumidor não se muda por necessidade. É por desejo, por melhoria no morar, pela experiência”, defende Kahtalian, que destaca a importância do número de suítes, vagas de garagem e espaços ampliados nos empreendimentos de luxo. “Não é só aumentar a metragem, a mudança está orientada para mais qualidade. O empreendimento precisa entregar algumas coisas que ele ainda não tem.”
É essa qualidade, que consiste no último grau de sofisticação, que faz toda a diferença, como frisa a diretora de marketing da Construtora San Remo Aline Perussolo. “Além de pensar nos mínimos detalhes como se nós mesmos fôssemos morar lá, um dos elementos decisivos é entregar tudo pronto para o cliente, para que ele não tenha incômodo algum ao entrar no apartamento.”
Automação residencial assinada pela HS Studio em projeto de Karin Brenner.<br>Foto: Divulgação
Automação residencial assinada pela HS Studio em projeto de Karin Brenner.<br>Foto: Divulgação
Conheça agora como a tecnologia agregada à automação, climatização e materiais torna o morar uma experiência sofisticada e sensorial.
A um clique
A automação é a principal ferramenta que pode tornar a sua residência uma casa inteligente. Ela nada mais é do que a integração de todas as tecnologias, de modo que elas conversem entre si e funcionem sem aquela parafernalha de controles, como explica Tagiana Arruda, da HS Studios. Por meio de um único software é possível controlar a sonorização do ambiente, TV, luzes, ar condicionado, cortinas, irrigação. Até mesmo de modo remoto, para deixar tudo pronto instantes antes de chegar em casa.
Luxo que não tem preço
Brincar com seus filhos no chão aquecido da sala sem se preocupar, pegar uma toalha quentinha e seca depois do banho, poder chegar em casa e ficar à vontade sem passar frio. Essas são experiências únicas que a climatização oferece. E quem experimenta não abre mão, como atesta Igor Kaufeld, da Heime Climatização e Automação. A tecnologia é cada vez mais encarada como item de série em empreendimentos de alto padrão por melhorar a qualidade de vida de modo significativo.
E se engana quem pensa que o aquecimento está restrito a toalheiros e pisos. “É possível também aquecer tampos de mesas de escritórios, por exemplo, e até 50 centímetros de algumas paredes, como closets, para equilibrar a umidade do ambiente e combater o mofo, principalmente em áreas bem arborizadas”, garante Leticia Rodrigues, da Hotfloor.
Área privativa de lazer do Mandala, da AG7 Realty e Grupo Thá, empreendimento que conta com climatização da Hotfloor. Foto: Divulgação
Área privativa de lazer do Mandala, da AG7 Realty e Grupo Thá, empreendimento que conta com climatização da Hotfloor. Foto: Divulgação
Pedaço da natureza em casa
A madeira e as rochas naturais nunca perdem a majestade na decoração. São materiais autênticos, similares a obras de arte, que trazem parte de uma paisagem natural exótica do Irã ou da Espanha para dentro de casa, como contam Eduar Merhy Neto e Debora Merhy, da NPK Mármores. E não é de hoje. O emprego das rochas na construção é tão antigo quanto as pirâmides do Egito e a expansão dos gregos pelo Mediterrâneo. Cada pedra tem sua própria personalidade com uma riqueza incrível de veios e cores, que fazem com que cada produto sempre forme um desenho diferente do outro.
Mármore Travertino reveste piso, escada e paredes em projeto de Angela Russi. Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
Mármore Travertino reveste piso, escada e paredes em projeto de Angela Russi. Foto: Marcelo Stammer/Divulgação
Vale lembrar também que a utilização inteligente de qualquer material é que confere nobreza. Como no caso do arquiteto curitibano Vilanova Artigas, um titã do modernismo brasileiro, que conseguiu enobrecer a ardósia, um material considerado mais simples, em diversos de seus projetos.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!