Como você se sentiu com essa matéria?

  • Carregando...
  • Ícone FelizÍcone InspiradoÍcone SurpresoÍcone IndiferenteÍcone TristeÍcone Indignado
como-reciclar-residuos-de-revestimentos-ceramicos-obras-reformas-dicas-arquitetura
A Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) apresenta cartilha que oferece orientações ao consumidor sobre como reciclar os resíduos residenciais pós-obras.| Foto:

Os resíduos de obras são quase sempre uma dor de cabeça. A afirmação é certeira se você não gosta ou não tem muita experiência com reformas. Muitos escritórios de arquitetura, engenharia e decoração, porém, estão acostumados e sabem fazer a gestão e destinação correta de cada item. Então considere sempre contratar um profissional capacitado. Mas se você está se aventurando sozinho, algumas dicas podem te ajudar a resolver esse perrengue.

Pensando nisso, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) apresenta uma cartilha que oferece orientações ao consumidor sobre como reciclar, de maneira assertiva, os resíduos residenciais pós-obras.

Siga a HAUS no Instagram

| Leticia Akemi/Gazeta do Povo|

O documento contém orientações baseadas na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece diretrizes para gestão de resíduos da construção civil. Prático e com linguagem fácil, esse guia detalha as categorias dos materiais e as classificações que vão dos reutilizáveis e recicláveis (classe A) aos recicláveis com outras destinações, como gessos, madeiras, entre outros. Confira a classificação dos materiais!

O primeiro passo, portanto, é separá-los nessas classes. Em seguida, confira na tabela da cartilha a orientação de armazenamento e destino final.

Uma dica de ouro é verificar se o seu município possui um plano de gerenciamento de resíduos de construção civil, pois lá pode ter orientações para fazer a destinação utilizando meios públicos para isso. Caso o município não tenha, contrate uma empresa especializada neste serviço de retirada e destinação dos resíduos de construção civil.

Para os resíduos classe A, segundo a cartilha da Anfacer, entre neste link e coloque o endereço da obra. Você obterá assim os pontos de coleta mais próximos. Se for contratar uma empresa que fará a coleta dos resíduos, certifique-se de que ela possui uma licença ambiental para trabalhar. Este é um documento público que informa se a empresa está habilitada para exercer a atividade.

| Bigstock

Várias cidades têm hoje coleta seletiva residencial, ou então Ecopontos, que são locais determinados que recebem
os resíduos
. Nesta coleta, podem ser destinados os resíduos
classe B do quadro anterior. Se não conhecer a localização de nenhum Ecoponto, basta acessar este link.

Ainda assim, se você não encontrar um Ecoponto ou um parceiro
de destinação, é possível entrar em contato com o órgão
ambiental do seu município ou estado e pedir a relação das
empresas que possuem licença para fazer a reciclagem do
resíduo da sua obra.

Acesse aqui a cartilha da Anfacer!

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]