Sustentabilidade

Arquitetura

Como reciclar resíduos de revestimentos cerâmicos de obras e reformas

HAUS
11/11/2021 12:45
Thumbnail

A Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) apresenta cartilha que oferece orientações ao consumidor sobre como reciclar os resíduos residenciais pós-obras.

Os resíduos de obras são quase sempre uma dor de cabeça. A afirmação é certeira se você não gosta ou não tem muita experiência com reformas. Muitos escritórios de arquitetura, engenharia e decoração, porém, estão acostumados e sabem fazer a gestão e destinação correta de cada item. Então considere sempre contratar um profissional capacitado. Mas se você está se aventurando sozinho, algumas dicas podem te ajudar a resolver esse perrengue.
Pensando nisso, a Anfacer (Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres) apresenta uma cartilha que oferece orientações ao consumidor sobre como reciclar, de maneira assertiva, os resíduos residenciais pós-obras.
O documento contém orientações baseadas na resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), que estabelece diretrizes para gestão de resíduos da construção civil. Prático e com linguagem fácil, esse guia detalha as categorias dos materiais e as classificações que vão dos reutilizáveis e recicláveis (classe A) aos recicláveis com outras destinações, como gessos, madeiras, entre outros. Confira a classificação dos materiais!
O primeiro passo, portanto, é separá-los nessas classes. Em seguida, confira na tabela da cartilha a orientação de armazenamento e destino final.
Uma dica de ouro é verificar se o seu município possui um plano de gerenciamento de resíduos de construção civil, pois lá pode ter orientações para fazer a destinação utilizando meios públicos para isso. Caso o município não tenha, contrate uma empresa especializada neste serviço de retirada e destinação dos resíduos de construção civil.
Para os resíduos classe A, segundo a cartilha da Anfacer, entre neste link e coloque o endereço da obra. Você obterá assim os pontos de coleta mais próximos. Se for contratar uma empresa que fará a coleta dos resíduos, certifique-se de que ela possui uma licença ambiental para trabalhar. Este é um documento público que informa se a empresa está habilitada para exercer a atividade.
Várias cidades têm hoje coleta seletiva residencial, ou então Ecopontos, que são locais determinados que recebem
os resíduos
. Nesta coleta, podem ser destinados os resíduos
classe B do quadro anterior. Se não conhecer a localização de nenhum Ecoponto, basta acessar este link.
Ainda assim, se você não encontrar um Ecoponto ou um parceiro
de destinação, é possível entrar em contato com o órgão
ambiental do seu município ou estado e pedir a relação das
empresas que possuem licença para fazer a reciclagem do
resíduo da sua obra.

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!