Arquitetura

Como será o bar feito de gelo em Curitiba

Luan Galani
18/08/2016 18:11
Thumbnail

Fotos: Divulgação

Todo mundo sabe que Curitiba será a primeira cidade do Brasil a receber um bar de gelo permanente, como foi revelado pelo colunista da Gazeta do Povo Reinaldo Bessa e detalhado pelo Bom Gourmet. A instalação ficará no Shopping Total, no Portão, com data de inauguração prevista para dia 8 de outubro.

Mas você sabe qual é o processo técnico por trás da construção de um bar onde paredes, balcões, mesas, cadeiras, bancos, luminárias e copos são 100% feitos de gelo?
A HAUS mostra para você!
O gelo utilizado no projeto não é como aquele que você tem dentro do freezer de casa. É um gelo cristal transparente com aditivos químicos, como a sílica, que tornam a substância resistente ao degelo. “Ainda que esse gelo não estivesse em um lugar térmico, especial, ele duraria até 12 horas sob o sol”, esclarece Ricardo Willian de Jesus, da catarinense GDX Entretenimento, responsável pelo Ice Bar Curitiba.
Outro detalhe técnico importante é o sistema de refrigeração. No caso do bar, é uma instalação importada que vai resfriar o ambiente até 10 graus negativos sem gerar vento, já que a corrente de ar forçada pode prejudicar e vir a derreter as estruturas.
Todos os móveis que irão decorar os 40 m² do bar serão feitos a partir de 19 toneladas de blocos de gelo que serão transportados em carretas especiais desde Balneário Camboriú, sede da empresa. Cada bloco tem 50 cm de altura, 50 cm de largura e um metro de comprimento.
Uma vez em Curitiba, os blocos serão lapidados no local do bar por quatro escultores especializados. Ao todo serão necessários cerca de 20 dias até todas as peças ganharem forma. Segundo Ricardo, alguns dos mobiliários serão bem ornamentados, o que justifica o tempo extenso de trabalho dos escultores.
Os copos serão descartáveis, mas também inteiramente de gelo com diversos desenhos encravados. O que vai demandar um trabalho de logística detalhado por parte do bar para atender ao grande fluxo de pessoas.
A empresa promete surpreender com os totens e esculturas que irão decorar o bar e diz que por isso ainda não pode revelar todos os detalhes.

LEIA TAMBÉM

Arquitetos curitibanos criam cadeira em homenagem ao MON

Curitiba tem um dos 10 melhores estúdios de design do Brasil

Arena olímpica de handebol será convertida em escolas

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!