Arquitetura

Parolin ganha caixa iluminada em complexo de tradicional clube de Curitiba

Sharon Abdalla
13/01/2018 20:00
Thumbnail

Foto: Alexandre Ruiz / Divulgação

Um prédio em forma de cubo tem mudado a paisagem e chamado a atenção de quem circula pelo bairro Parolin, em Curitiba. Inaugurada no último mês de dezembro, a construção abriga o novo complexo de padel do Clube Curitibano e tem nos traços modernos e na sustentabilidade suas principais características.
O volume da edificação, de 1,5 mil m², faz com que ela naturalmente se destaque entre as vizinhas, residenciais. Este fato é potencializado pela translucidez de sua estrutura, com bases metálicas e fechamento em vidro e venezianas de policarbonato.
“É um projeto no qual a beleza e a qualidade estão na simplicidade. Ele tem um desenho muito limpo e traz essa caixa suspensa, que à noite se transforma em uma caixa iluminada, como uma espécie de releitura dos diversos barracões localizados na região”, destaca o arquiteto Gustavo Pinto, diretor de engenharia do Clube Curitibano.
A opção pelo vidro para o fechamento das quadras veio do desejo do clube de tirar o maior partido possível da conexão visual com o perímetro e de fazer do complexo uma referência nacional. “Essa estrutura permite aos praticantes terem uma percepção de todo o entorno, o que é uma exigência dos jogadores, já que a estrutura do ginásio não pode gerar nenhum impedimento visual no fundo as quadras”, explica o arquiteto Alexandre Ruiz, do Saboia+Ruiz Arquitetos, escritório responsável pelo projeto.
Para dar conta disso, o complexo foi estruturado sobre quatro apoios, concentrados na área destinada à circulação dos jogadores. Nas quatro quadras, o destaque fica por conta do pé-direito de oito metros livres. Vestiários, pergolado e churrasqueira com espaço de confraternização completam o espaço.

Sustentabilidade

O fechamento em vidro permite que o ginásio tire o máximo proveito da luz natural, possibilitando inclusive que, em dias de maior incidência luminosa, as partidas possam ser realizadas sem o suporte da iluminação artificial.
“A ventilação cruzada em abundância permite que o espaço não precise de nenhum tipo de climatização. O controle da intensidade do vento, na face leste, é feito por duas cortinas, também translúcidas”, acrescenta Ruiz. O arquiteto lembra, ainda, que o reaproveitamento da água das chuvas nos vasos sanitários e na rega dos jardins é outra característica sustentável do projeto.
“Quando produzimos uma edificação, temos a oportunidade de fazer dela uma expressão cultural e uma referência da época que estamos vivendo. O projeto da Saboia + Ruiz é um bom exemplo disso”, resume o diretor de engenharia do clube, Gustavo Pinto. O Clube Curitibano investiu R$ 3,7 milhões na construção do novo espaço.

LEIA TAMBÉM

Enquete

Você sabe quais são as vantagens de contratar um projeto de arquitetura para sua obra de reforma ou construção?

Newsletter

Receba as melhores notícias sobre arquitetura e design também no seu e-mail. Cadastre-se!